Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

França, a legitima bicampeã do mundo

Roberto Avallone

16/07/2018 01h42

Foto: Gettu Images

A França foi a legítima campeã do mundo, sim. Aliás, contando o feito de 1998 quando venceu o Brasil por 3 a 0 (e com dois de cabeça de Zidane), ao longo da História é bicampeã do mundo.

Para vencer esta Copa, disputada na Rússia, a bela seleção francesa disputou um primeiro tempo até equilibrado com a Croácia, vencendo por 2 a 1, mas deslanchou na etapa final, graças às suas virtudes(não é fácil reunir talentos como os de Griezmann, Pogba e este jovem astro, Mbappé, 19 anos), chegou a estar ganhando por 4 a 1, mas o goleiro Lloris fez uma lambança ao tentar driblar Mandzukic em sua pequena área e o goledor croata diminuiu .

4 a 2! Foi o placar final . Para a França, marcaram Mandzukik(contra), Griesmann (de pênalti, após consulta ao VAR), Pogba e Mbappé, cabendo a Perisic (de canhota) e Mandzukic (reabiltando-se do gol contra) os gols croatas.

Foi a vitória da melhor seleção da Copa, a mais pragmática, embora o futebol mais bonito fosse o da Bélgica (que ficou com o terceiro lugar), com um encantador jogo ofensivo- (com Griezmann, Lukaku, De Bruyne),  no entanto, mais vulnerável do que a seleção francesa no sistema defensivo.

O equilíbrio, acompanhado da força do talento e da juventude de um Mbappé-  de velocidade e eficiência que lembram as virtudes de atacantes brasileiros de outros tempos- ah, esteve deve ter  sido o segredo francês pelo títilo da Copa do Mundo. Na verdade, quase sempre a França teve os seus talentos. Que eu me lembre, Just Fontaine, artilheiro da Copa de 1958 com 13 gols. Michel Platini nas Copas dos anos de 1990; o grande Zinedine Zidane, em 1998

Agora, os franceses adicionaram aos seus talentos, o vigor no meio-campo (Pogba) e um sólido sistema defensivo. E isso foi decisivo para a grande conquista.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone