Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A Seleção, prontinha para a Copa. E a liderança do Fla

Roberto Avallone

11/06/2018 03h36

1- Pode parecer simplesmente o óbvio. Mas não é. O fato de a Seleção Brasileira de Tite estar pronta para a Copa, significa que encontrou o time ideal, o ponto de equilíbrio adequado, os nomes certos- coisa que não tinha, só para dar um exemplo, no primeiro título mundial conquistado, em 1958. qiando só teve os fenomenais Pelé e Garrincha,mais o guerreiro Zito, a partir do terceiro jogo ,contra a então União Soviética.

O Brasil venceu a Austria, em Viena, neste domingo. E por 3 a 0, placar incontestável, gols de Gabriel Jesus, Neymar e Phillipe Coutinho, Vencer foi uma rotina na gestão de Tite, pois,em 21 jogos, ganhou 17, empatou três e perdeu uma única partida. Quer dizer; o triunfo sobre os austríacos foi normal, parece fazer parte de um cardápio, sem surpresa ou algo ligado ao fator sorte.

Qualquer previsão sobre trazer o Hexa para cá é mero palpite.Tantos são os detalhes que podem modificar um jogo de futebol. Não é palpite, no entanto, dizer que o Brasil tem chances muito boas de conquistar o título, pois isso, muito além de uma ilusão, é uma constatação do momento.  Que pode também não acontecer.

O que mais me impressiona na Seleção de agora é a sua capacidade de atacar, tanto pelos métodos convencionais- com os homens de frente- como por arrancadas de Marcelo pela lateral-esquerda ou pela invasão à area constante de Paulinho. Quanto aos homens de frente, a Seleção tem um Neymar com fome de bola, um GabrielJesus parceiro e autor de 10 gols sob o comando de Tite, Coutinho que alterna momentos de armador com outros de finalizador e Willian.ágil, arisco e bom chutador,

Enfim, uma Seleção dura de ser batida. E difícil de ser marcada.Os ventos parecem promissores, pois não?

2- A liderança do Flamengo- 26 pontos, seis de vantagem sobre os perseguidores- não foi obra do acaso. E nem é tão pequena como pode parecer, embora das 38 rodadas que compoem o Campeonato apenas 11 delas tenham sido cumpridas.

Na verdade, essa liderança, esse " cheirinho" de título(que poderã não se consumar) vem sendo construída já há agum tempo, com contratações caras( Diego. Éverton Ribeiro, Réver.etc) mescladas às boas revelações da base (Vinicius Jr., Felipe Vizeu- embora estes estejam indo embora daqui a pouco) numa sugetiva combinação de experiência com juventude, aliada à paciência para que isso tudo  se transforme em bons frutos; a incrivel massa torcedora capaz de lotar o Maracanã até em um jogo contra o Paraná.

São ingredientes muito  fortes.

E para ajudar ainda mais o Fla em seus sonhos (neste domingo, o Flamengo venceu o Paraná, 2 a 0, gols de Diego e Vizeu). há sempre um inesperado tropeço ou outro de eventuais perseguidores do  Flamengo. Exemplos: o empate do Palmeiras diante do rabeira Ceará, 2 a 2, depois de estar ganhando por 2 a 0;a derrota do forte Cruzeiro para a Chapecoense, 2 a 0; o empate do Corinthians, na Arena de Itaquera com o Vitória, 0 a 0…

Há os que estão melhorando, como o São Paulo que só perdeu um jogo neste Campeonato (no sábado, venceu o Furacão. 1 a0). o Atlético Mineiro (20 pontos. que goleou o Fluminense, 5 a 2) ou o Grêmio que tam muito potencial.

Tudo isso é verdade. E 11 rodadas são poucas-diante das 38 programadas-para definir o futuro do Campeonato. Mas são úteis para que se verifique a tendência do que pode acontecer.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone