Arrancada do Palmeiras, alívio do São Paulo, cautela do Corinthians
1- O Palmeiras conseguiu sua arrancada, com três vitórias consecutivas, duas delas fora de casa.O triunfo deste domingo , sobre o Grêmio, em Porto Alegre, por 3 a 1 (dois gols de Dudu, um de Moisés) foi mais do que importante, mesmo diante de um time formado quase todo por reservas, com os titulares Luan e Michel como reforços.
Não importa tanto: jogando em casa, com bons reservas e mais o craque Luan e Michel, o Grêmio é, no mínimo, um adversário perigoso. E o Palmeiras-depois de um primeiro tempo equilibrado e sem muito trabalho para os goleiros Prass e Paulo Vítor- disputou uma ótima etapa final, descobrindo os espaços para os ataques, marcando três gols quase em sequência- Dudu, Moisés e mais uma vez Dudu, sofrendo, quase no fim, o gol de Michel, depois de falha de Raphael Veiga.
Importou, sim, a postura do Palmeiras. Firme na defesa (inclusive, com evolução de Maike), bem no meio- campo (Moisés está melhorando e fez gol) e insinuante no ataque, com os ágeis Dudu e Keno. Ah, e também com nova postura de Borja, que disputou um bom primeiro tempo (nota 7, digamos) e, no segundo tempo, autor de um chute muito forte, com rebote de Paulo Victor e o gol de Moisés.
Segue muito bom o trabalho de Alberto Valentim, por enquanto interino, mas, dependendo dos resultados e da performance da equipe, com chances de ser efetivado.
Incluo neste tópico o Santos- que viveu uma situação inusitada, com o técnico Levir Culpí sendo demitido e no mesmo dia mantido no cargo, provavelmente com o pedido dos jogadores-pois ele, ao bater neste domingo o Atlético Goianiense (1 a 0, gol de Ricardo Oliveira) tem os mesmos 53 pontos ganhos do Palmeiras. Perde para o Palmeiras no número de vitórias-16 dos palmeirenses, 14 dos santistas.
Ambos, pelo menos até a noite desta segunda-feira, estão a 6 pontos do líder Corinthians.
2- O São Paulo jogou bem e até surpreendeu na vitória contra o Flamengo, 2 a 0, gols de Pratto (na minha opinião, gol legal) e Hernanes- este, de cabeça. Surpreendeu porque jogou com determinação ofensiva, mais importante do que o domínio da posse de bola que teve, com 51 por cento contra 49 do Flamengo: surpresa maior ainda para quem possa lembrar da partida anterior, disputada no meio da semana diante do Fluminense, quando perdeu por 3 a 1.
Com 37 pontos, mais afastado da zona da degola, não se pode dizer que o tricolor já está totalmente salvo. Pelo menos na matemática. Na minha opinião, no entanto, o São Paulo está muito próximo de ficar livre de qualquer susto maior, pois tem alguns jogadores superiores aos das equipes que lutam com ele na parte mais baixa da tabela: o tricolor conta com alguns bons jogadores, melhores do que os concorrentes contra o sufoco. Entre eles, Hernanes, Cueva e Lucas Pratto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.