Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

E o Palmeiras conseguiu abrir vantagem na liderança

Roberto Avallone

03/10/2016 23h47

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

Não foi jogo fácil, elétrico até no segundo tempo, mas o Palmeiras conseguiu o que desejava: ao bater o Santa Cruz, no Recife, 3 a 2, e abriu três pontos de vantagem sobre o Flamengo e cinco pontos sobre o Atlético Mineiro- Fla e Galo,seus principais perseguidores. Ainda são 30 os pontos em disputa, com as dez rodadas que faltam, e muita coisa pode acontecer; mas a esta altura do Campeonato, até psicologicamente, é importante a vantagem que pressiona os adversários.

Quanto ao jogo em si, mesmo sem paetês e lantejoulas- ou sem muito brilho- o Palmeiras teve vida tranquila no primeiro tempo. Não sofreu nenhum susto e colocou-se à frente, com um golaço de Zé Roberto, 42 anos bem cuidados, que tabelou com Érik e deu um totozinho para encobrir o goleiro. 1 a 0.

De repente, no segundo tempo, o Santa Cruz parece que virou outro time e iniciou um abafa contra um acuado Palmeiras. Resultado: Arthur acertou belo chute, no canto direito de Jaílson, e empatou. 1 a 1. O Palmeiras voltou ao ataque depois de sofrer o empate e, logo depois de Gabriel Jesus perder gol  cara a cara, na jogada seguinte a bola sobrou para Leandro Pereira chutar com o peito do pé. 2 a 1. Não demorou muito e o Santinha voltou a empatar, Grafite, cobrando um pênalti- existente-, mas desnecessário de Jean.

E nesse ritmo alucinante, o Palmeiras voltou a marcar. O gol da vitória. Gol de Róger Guedes, que desviou do goleiro, aproveitando-se de um belo lançamento de Cleiton Xavier, que estava deslocado na direita. 3 a 2.

Os destaques? Pelo Palmeiras, Zé Roberto, Roger Guedes e o goleiro Jaílson- este, autor de pelo menos duas grandes defesas, uma delas em precioso toque de calcanhar, da pequena área, de Grafite; pelo Santa Cruz, alguns lampejos do veterano Grafite e o bom futebol de Keno, um atacante que faz parte dos planos de vários times. Como nada é perfeito, estranho a  atual fase de Gabriel Jesus, que não vem fazendo gols e nem servindo os companheiros com mais chance de estufarem as redes- foi assim no gol que perdeu, cara a cara, mas sem ângulo, quando Leandro Pereira estava sozinho, perto das redes.

Pode ser só uma questão de fase.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone