Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A encruzilhada, no sonho do título

Roberto Avallone

23/09/2016 14h24

Foto: Getty Image

Foto: Getty Image

Com a definição dos confrontos pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, um paradoxo para os que sonham com o título de campeão brasileiro: priorizar ou não uma das competições, já no final da temporada, eis a questão: o risco de desgaste, de contusões e sei la o que mais. A Copa do Brasil é importante, claro que é, garante até vaga na Libertadores- esta, o sonho de consumo dos clubes.

Mas o Campeonato Brasileiro, creio, é o sonho maior, principalmente por quem há muito tempo espera por ele.

Dos principais candidatos ao título do Brasileirão, em minha opinião e segundo os números, apenas o Flamengo não mais disputa a Copa do Brasil (foi eliminado pelo Fortaleza) e sim Copa Sul-Americana, que parece mais fácil. Os outros- Atlético Mineiro, Palmeiras e Santos- estarão divididos entre as duas competições.

Bem, vamos as confrontos: Atlético Mineiro e Juventude; Santos e Inter; Grêmio e Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro. Na teoria, o Galo tem a missão menos difícil, ao enfrentar o Juventude (da série C), embora este tenha eliminado o São Paulo, mesmo perdendo em casa, 1 a 0 (gol de Rodrigo Caio), já que , antes, vencera o tricolor no Morumbi, 2 a 1. Reconheçamos, no entanto, que o Galo é muito mais time-e mais elenco-, sendo, de longe, o favorito para avançar à semifinal.

Santos e Inter é jogo duro, espécie de revanche da contestada derrota santista no Sul, quando Lucas Lima foi expulso por supostamente retardar a partida, ao mudar de ideia para cobrar um escanteio (já tinha cartão amarelo), deixando a missão para outro companheiro executar. O Santos, completo, é um time muito bom; o elenco, não é tão farto. E o Inter vive péssima fase, mas tem bons jogadores, tradição e camisa pesada. O Santos tem ligeiro favoritismo.

O mesmo acontece com Grêmio e Palmeiras. A fase do Palmeiras é muito melhor, mas é a chance de o Grêmio restabelecer a ordem, pois, no primeiro turno, teve bons momentos. Mesmo assim, o Palmeiras é favorito, se jogar com o time completo- o que é perigoso para sua caminhada no Brasileirão. A experiência de jogar com os reservas contra o BotafogoPB resultou em derrota, 1 a 0 para um time que está na série C e luta para subir para a B.

E, finalmente, Corinthians e Cruzeiro, no clássico da afirmação. O Corinthians, instável e luando para voltar ao G-4, contra um Cruzeiro- bicampeão brasileiro em 2013 e 14-, de bons jogadores, mas que cumpre má campanha neste ano, lutando para se afastar da zona da degola. Em minha opinião, duelo equilibrado.

Atento, o internauta já deve ter percebido que, de acordo com os resultados dos dois últimos duelos, poderemos ter uma semifinal paulista, Corinthians e Palmeiras. E aí a encruzilhada será maior.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone