Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O exagero que liquidou o Santos. E a boa vitória do Corinthians

Roberto Avallone

09/09/2016 04h12

Foto: Ricardo Duarte

Foto: Ricardo Duarte

1- O exagero foi do árbitro (Rodrigo Barroso) que expulsou o melhor jogador do Santos, Lucas Lima por retardar o jogo.

Mas será retardar ir bater o escanteio e, depois, esperar um companheiro (Vitor Bueno) para cobrar, curtinho, para em seguida, com mais ângulo, Lucas mandar para a área adversária? A jogada não é nova, é feita pela esquerda ou pela direita e, em minha opinião, não é atrasar o jogo, mas , sim, executar uma jogada ensaiada. Não pode?

Em minha opinião, o árbitro errou, foi implacável. E o Santos ficou sem seu melhor jogador-que chorou no banco de reservas-, que foi expulso, pois já tinha um cartão amarelo, também por retardar o jogo, em uma falta em que jogou a bola um pouco mais para a frente. Pouca coisa, que uma simples advertência verbal resolveria, creio. Assim, sem Lucas Lima, jogo empatado em 1 a 1 com o Inter (gols de Ricardo Oliveira e Seijas) o Santos preparou-se para o segundo tempo.

(Antes, no entanto, após a expulsão de Lucas Lima, acredito que por reclamação levaram cartão amarelo, o artilheiro Ricardo Oliveira e Vítor Ferraz. Resultado: assim como Lucas, eles também não enfrentarão o Corinthians, domingo, na Vila Belmiro, jogo muito importantes. Nesse item, não entro no mérito, pois não ouvi o que os jogadores falaram ou deixaram de falar).

O Inter jogou melhor a segunda etapa, 11 contra 10 jogadores, não concordo com outro equívoco do árbitro: o volante colorado Anselmo que, creio, já tinha cartão amarelo, fez falta dura e merecia levar outro cartão amarelo-e não levou.

Ao final, o Inter sai do sufoco de 14 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro,  ao ganhar do Santos. E o Santos, ficou duplamente destroçado- para o segundo tempo contra o Inter e também para o clássico de domingo quando estará desfalcado de Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Vítor Ferraz.

Coisas da vida.

Foto: Marco Galvão

Foto: Marco Galvão

2- Vi boa parte do jogo em que o Corinthians venceu o Sport, 3 a 0, gols de Rodriguinho, Léo Príncipe e Vilson. Evidentemente, foi uma boa vitória. E, em minha opinião, teve a decisiva participação do técnico Cristóvão, que, ao trocar Cristina por Gustavo, mudou o esquema de jogo e o próprio Corinthians: se foi ligeiramente inferior ao Sport no primeiro tempo- Cássio defendeu uma cabeçada de Diego Souza à queima-roupa- tronou-se o senhor do jogo na etapa final, marcando seus três gols em 16 minutos.

A melhor nota da partida eu daria a Marlone, que voltou a jogar bem, principalmente quando aberto pela direita, dando os passes para os gols de Rodriguinho e Léo Principe. Firmando-se como titular, Marlone será muito útil ao time.

E quanto ao estreante Gustavo, pode não ter feito gol e nem exibido grandes jogadas. Mas é guerreiro, participou do primeiro gol ao desviar a bola, de cabeça, para Marlone centrar e Rodriguinho completar. Mostrou, no mínimo, que tem raça e estrela.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone