Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Marlone levou o Corinthians à virada. E Gustagol vem aí

Roberto Avallone

23/08/2016 03h47

Foto: Sergio Barzaghi

Foto: Sergio Barzaghi

1- Marlone levou o Corinthians à virada. E ao G-4, ao terceiro lugar. Esse jogador- nem sei a razão de ter pouco espaço na equipe- entrou no segundo tempo e logo com cinco minutos em campo fez um golaço: apanhou a bola pela esquerda, driblou um zagueiro e emendou um chute forte, indefensável. Assim o Corinthians começou a virar o jogo, pois saiu perdendo no primeiro tempo para o Vitória, com o gol contra de Yago. Depois, se infiltrou também pela esquerda e deu a assistência para Uendel centrar e Marquinhos Gabriel marcar, de peito. Corinthians, 2 a 1.

Vi Marlone jogar pelo Vasco e sempre me pareceu um jogador muito bom. Assim como fez no Sport, embora suas passagens pelo Fluminense e pelo Cruzeiro não tenham sido, digamos, coroadas pelo êxito. Mas isso não é incomum no futebol e creio que, no atual time corintiano, ele tem futebol de sobra para estar entre os titulares. Sei lá por que isso não aconteceu antes.

Quanto ao jogo em si, foi equilibrado levando-se em conta a posse de bola, mas nem tanto quanto as chances de gol- o Corinthians teve mais-, até porque o Vitória recuou muito, sabendo que até um empate o tiraria da zona do rebaixamento, que ocupa no momento: é o décimo-sétimo colocado no Campeonato, com os mesmos 23 pontos de Cruzeiro e Internacional, perdendo para ambos, no entanto, no número de vitórias. Quer dizer: está a lutar contra a degola e, teoricamente, seria facilmente derrotado por um Corinthians jogando em sua casa.

Não foi, no entanto. Foi vitória difícil , diante de 20 mil e poucos torcedores, público fraco para o padrão Corinthians, talvez o pior do time  na Arena.

Ah, um outro porém. Embora não se sinta na prática um critério tão uniforme de arbitragem, as novas recomendações a quem apita são a de marcar pênalti quando existe braço ou mão na bola. E neste caso, houve um lance assim, o braço esquerdo do zagueiro (pela tevê, pareceu-me Yago, mas não cravo) tocou na bola e, neste caso deve ter acontecido um equívoco porque o jogo seguiu.

Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC

Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC

2- Gustavo, centroavante do Criciúma, está chegando para o Corinthians. E André, indo para o Sporting. Quanto a Gustavo- apelidado "Gustagol"- vendo a sua ficha técnica-, tem 22 anos e é bem alto, 1 metro e 89, tendo marcado 18 gols  pela equipe catarinense,11 deles pela Série B. Nunca o vi atuar, mas, pelos melhores momentos (em vídeo) que acompanhei, penso tratar-se de um exímio cabeceador e bom finalizador com os pés. Não sei como é  no trato com a bola, no drible, no passe, coisas assim.

Logo não posso falar do conjunto da obra, se é ou não o jogador adequado. Seria incorreto, precisaria vê-lo jogar.

No mínimo, no entanto, para time que precisa de centroavante, creio que seja"Gustagol" uma boa aposta.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone