Topo
Blog do Roberto Avallone

Blog do Roberto Avallone

Categorias

Histórico

O Galo soube como vencer o Palmeiras. E embolou o Campeonato

Roberto Avallone

24/07/2016 20h56

Foto: Ale Vianna

Foto: Ale Vianna

Sim, não foi apenas o Atlético Mineiro quem embolou o Campeonato Brasileiro. Foi também o Grêmio em sua vitória contra o São Paulo, que podia ter sido goleada, mas que graças ao goleiro Dênis ficou só no 1 a 0, gol de Douglas; foi também o Corinthians ,  que com o seu amargo empate diante do Figueirense (1 a 1), viu o resultado virar doce com a derrota do líder Palmeiras, que agora está só a dois pontos do Corinthians e do Grêmio. E logo em seguida, surge o Santos, que bateu o Vitória no Barradão, 3 a 2, ficando a apenas três pontos do líder, firmando sua posição no G-4.

A verdade é que o Galo soube como parar o Palmeiras que, sem o veloz e habilidoso Gabriel Jesus, não encontrou o jeito de furar a marcação do Atlético. Erik não tem o mesmo estilo de Gabriel muito menos o futebol do titular; além disso, jogando diante de três volantes, Cleiton Xavier sumiu da partida, Tchê- Tchê ficou nas tentativas e o meio-campo do Palmeiras viveu da boa marcação de Thiago Santos. Por coincidência ou não, no minuto seguinte à saída de Thiago Santos- por lesão ou cansaço-, o Atlético Mineiro fez o gol do triunfo,em jogada bem trabalhada: Fred passou para Robinho, que descobriu Leandro Donizete, invadindo a área; Leandro chutou de canhota para o fundo das redes.

Coisa de quem tem jogadores habilidosos no ataque e no meio-campo. Como é o caso do Galo.

Creio que, sem Gabriel Jesus, o técnico Cuca terá de alterar um pouco seu esquema tático, reforçando o meio-campo (quem sabe com Moisés, que vinha jogando bem) e usando mais as jogadas pelas pontas,o que lhe possibilitará escalar um centroavante de ofício. Quando Gabriel voltar será outra a história, pois Cuca tem razão ao dizer que no elenco do Palmeiras não há nenhum outro jogador com as características de jogo desse jovem pretendido por grandes clubes da Europa.

Por falar em elenco, tem muita qualidade esse do Atlético Mineiro, que foi capaz de suprir desfalques importantes como os dois laterais (Marcos Rocha e Douglas Sants), do meio-campista Júnior Urso, de Cazares- que vinha sendo o craque do time e daí por diante. Como Luan está de volta e Pratto recupera aos poucos a sua forma física, o duro será escolher a quem escalar. Será, acredito, sério candidato ao título.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Blog do Roberto Avallone