Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A redençãodo Corinthians, o desafio do Palmeiras. E mais: Muricy, Grafite..

Roberto Avallone

27/05/2016 02h36

Foto: Rodrigo Coca

Foto: Rodrigo Coca

1- Em sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, indesmentíveis 3 a 0 sobre a até então invicta Ponte Preta (gols de Kadu-contra-, Bruno Henrique e Guilherme), o Corinthians tem o direito de pensar que encontrou a fórmula ideal para o seu time. Ainda não sei. Mas pode ser que sim, a partir das palavras de Bruno i, autor de belo gol, em chute de fora da área;" Sim, joguei melhor. Atuamos com dois volantes, fiquei na minha posição".

Quer dizer: Bruno Henrique jogou de segundo volante, sua verdadeira posição, sem a obrigação de ser o primeiro a proteger a defesa (já que os laterais costumam a avançar muito),deixando com o experiente Cristian a missão; assim, Guilherme, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel ganharam liberdade ao atacar e municiar Luciano, o único a ter posição fixa perto da área.

Pelo menos contra a Ponte Preta, deu certo. O Corinthians sufocou o adversário, fez três gols e deu sinais de recuperação, depois de um bom tempinho sem vencer. É começo de Campeonato, já se sabe, a redenção teve bom início para se exibir.

Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação

Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação

2- Já o Palmeiras, na quarta-feira, teve boa vitória(2 a 0 sobre o Fluminense, gols de Vítor Hugo e Alecsandro) , mas dois tempos bem distintos: não jogou bem no primeiro tempo e disputou belo segundo tempo- com a entrada de Moisés e Alecsandro- deixando em dúvida sobre qual o seu verdadeiro estágio, tanto quanto o fato de ter estreado muito bem contra o Atlético Paranaense e ter ido mal diante da Ponte(1 a 2), em sua segunda partida.

Qual é o verdadeiro Palmeiras?

Creio que Cuca ainda não achou o seu time ideal. A tentativa de três atacantes hábeis e velozes- Roger Guedes, Gabriel Jesus e Dudu- não foi o que se esperava no primeiro tempo, embora não me pareça má idéia. Na prática. no entanto, a equipe rendeu mais com a presença de um centroavante, no caso Alecsandro,\assim com esteve bem melhor com Moisés no lugar de Cleiton Xavier- este, já sob os cuidados do departamento médico.

O desafio do Palmeiras, então, é combater a oscilação e encontrar um time-base. E já para o clássico deste domingo, no Morumbi , contra o São Paulo. Só mais uma pitadinha: acredito que a experiência de Arouca poderia ajudar e dar mais peso ao meio-campo, embora seja Matheus Sales um jovem de futuro promissor.

Enfim, o desafio está com Cuca. Que ele o enfrente bem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

3- Pena Muricy não voltar ao futebol do Flamengo por questões de saúde. Evidentemente, em primeiro lugar está a preservação de seu bem-estar, de sua plenitude, de sua vida. É que eu o acho tão dedicado à profissão, tão vitorioso(quatro título de campeão brasileiro, três pelo São Paulo e um pelo Fluminense, além da Libertadores pelo Santos) que me parece ironia do destino em fase de carência de grandes técnicos, um deles ser afastado pelo Destino. Seja lá como for que o "Aqui é trabalho, meu filho" se recupere totalmente.

Foto: Pablo Kennedy

Foto: Pablo Kennedy

4- O fenômeno Grafite está estampado no grito de gol do líder do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz. Aos 37 anos, Grafite é o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro, 6 gols marcados, com impressionante média de dois gols por partida. Sempre gostei do futebol de Grafite- no Goiás, no São Paulo, etc- e também de sua indomável vontade de balançar as redes.

Em sua passagem pelo São Paulo, logo no começo, ele desafiou a vontade da própria torcida tricolor: fez gol contra o Juventus- se não me falha a memória- mesmo que, assim tenha livrado o Corinthians(velho rival) das garras do rebaixamento no Campeonato Paulista. Pode ter recebido algumas vaias- e daí?-, mas cumpriu a missão de balançar as redes.

Até agora, já veterano, segue a sua vida de artilheiro.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone