Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Golaço! E o São Paulo na Libertadores. O drama do Vasco. E mais: Palmeiras, Corinthians, Santos...

Roberto Avallone

07/12/2015 00h02

Foto: André Costa

Foto: André Costa

1-Eram 47 minutos do segundo tempo de um jogo ruim, mas decisivo para ambos os times. Foi nesse momento que Rogério apanhou a bola na esquerda da área, cortou para dentro e desferiu um chute impressionante, forte e cheio de curvas, no ângulo direito do goleiro do Goiás.

Golaço!

E com ele o São Paulo se livrava de qualquer perigo que pudesse correr- o Inter vencia o Cruzeiro, 2 a 0- e decretava o rebaixamento do Goiás para a  Segundona. Na análise de Rogério Ceni esse gol e a classificação para Libertadores amenizaram os efeitos do ano ruim vivido pelo tricolor.

O aposentado Ceni assistiu ao jogo das tribunas, pois, machucado nem pode entrar em campo para se despedir do público. Mas, creio, não deverá ser assim: o mínimo que o vencedor Rogério Ceni merece, depois de 25 anos de São Paulo, é um grande jogo-despedida, com festividades  mais do que justas.

Foto: Heuler Andrey

Foto: Heuler Andrey

2- E lá vai o Vasco, de novo, para a Segunda Divisão. Será a terceira vez em 8 anos. O empate em Curitiba, mais a vitória do Figueirense(até mesmo o empate do Avaí diante do Corinthians seria suficiente), tornaram realidade os temores vascaínos .Mais uma vez, choro, lágrimas, o orgulho ferido.

Ah, já vi grandes times do Vasco. Por exemplo aquele que tinha Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista… Antes, ainda menino, vi um Vasco sensacional, com Miguel, Paulinho e Belini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Almir, Vavá, Rubens e Pinga. Voltando no tempo, tínhamos o Vasco, melhor time do Rio sendo base da Seleção Brasileira da Copa de 50, vice campeã do mundo.

É a história de um Gigante. Ou melhor: a história de quem já foi Gigante e que agora perambula, vai até a à Série A, volta para a Segundona; retorna à elite, volta de novo para a Segundona.

Uma história repetitiva. E triste.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

3- O Palmeiras fez bonito em sua despedida do Campeonato Brasileiro. Foi ao Maracanã com apenas quatro titulares, encarou o Flamengo e venceu: 2 a 1, dois gols de Dudu, marcando Pará o gol de honra do Fla, em falha do goleiro Fábio- este, saiu muito mal do gol, hesitante, permitindo que a cabeçada do jogador flamenguista o encobrisse.

Destaques maiores? Zé Roberto, muito bem no meio-campo, e Dudu, que acabou sendo o artilheiro do Palmeiras na temporada, Campeão da Copa do Brasil, mesmo recheado de reservas, o Palmeiras pareceu mais leve, livre e solto depois do título conquistado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

4- O Santos de um show, na Vila Belmiro, em sua despedida do Brasileirão: goleou o Atlético Paranaense por 5 a 1, com destaque especial para Gabigol, que fez dois gols e participou dos outros. O que faz pensar se não teria sido mais adequado  para o Santos jogar com o time principal contra o Coritiba e diante do Vasco, ao invés de poupar jogadores e apostar todas as fichas na Copa do Brasil.

A Libertadores, quem sabe, poderia estar mais próxima.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

5- Com sua Arena lotada de gente e de amor, o Corinthians não foi além de um empate diante do Avaí: saiu perdendo, gol de Claudinei, e empatou aos 32 minutos do segundo tempo, com Vagner Love  finalizando para as redes. Vi apenas os melhores momentos da partida, o suficiente para tomar conhecimento de que não foi um jogo explosivo ou repleto de chances de gol- ao contrário, o clima dentro de campo era outro e sei lá a razão o Avaí parecia deixar o tempo correr desde o primeiro tempo.

Mas o que o Corinthians queria, conseguiu: com um pontinho conquistado, tornou-se o recordista de pontos da era de pontos corridos do Brasileirão (81 pontos), além deter o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com o fantástico saldo de 40 gols.

Impressionante, pois não?

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone