Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

 Corinthians, a obra-prima de Mestre Tite

Roberto Avallone

18/10/2015 22h57

Foto: Folhapress

Foto: Folhapress

Não falo de futebol extremamente vistoso, de toques de calcanhar e de firulas fantasiosas. Falo de um futebol competitivo, eficiente, funcional e vencedor: este é o Corinthians, que arrasou o Atlético Paranaense – o Furacão-, em Curitiba, goleando por 4 a 1. E com esse resultado- dois gols de Renato Augusto e dois de Vagner Love-, pode-se dar ao luxo de esperar o momento de vestir as faixas de campão, pois seu concorrente direto, o Atlético Mineiro, também por 4 a 1 foi goleado pelo Sport.

Quem é o herói desse título já quase garantido? Poderia escolher um jogador, no caso Renato Augusto, ou um setor do time, no caso o meio-campo, formado por Jadson, Elias, Renato Augusto. Mas prefiro escolher Tite, o Mestre que soube fazer de um elenco um verdadeiro time, uma equipe compacta cuja marcação lembra às vezes a da Holanda de 74 e com a volúpia de atacar da Alemanha 2014.

Trata-se de um primor de tática.

Por justiça, Tite deveria ser o técnico da Seleção Brasileira.

Ele já fez outros belos trabalhos. No Corinthians, já foi campeão brasileiro, campeão da Libertadores, campeão do mundo; no Inter, conquistou a Copa Sul- Americana; no Grêmio, conquistou a Copa do Brasil em São Paulo, diante do próprio Corinthians, vencendo a partida decisiva por 3 a 1, com Marcelinho Paraíba de centroavante. Na época, uma inovação.

Teve a humildade o constatar que não passava por boa fase, no segundo semestre de 2013, de se ausentar durante um tempo dos gramados, vivendo um ano sabático- mas nem tanto- indo procurar corrigir os defeitos, aprimorar o que devia ser melhorado.

E deu no que deu: elaborou o melhor time do Brasil, como um Mestre. Que, um dia, a Seleção há de receber.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone