Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Gabriel Jesus, o presente de aniversário do Palmeiras. O Santos elimina o Corinthians. E mais...

Roberto Avallone

27/08/2015 02h24

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1- Ao completar 101 anos de vida, o Palmeiras ganhou um belo e inesperado presente de aniversário: a magnífica atuação de Gabriel Jesus, 18 anos, menino que fez dois gols, ofereceu o outro a Lucas Barrios e foi o protagonista da classificação do Palmeiras na Copa do Brasil, ao vencer o Cruzeiro, em pleno Mineirão, por 3 a 2.

Na verdade, Gabriel Jesus fez muito mais, pois driblou, tabelou, obrigou a expulsão de Bruno Rodrigo, tipo da atuação perfeita. E, com ele, o time do Palmeiras teve um primeiro tempo arrasador, chegou a abrir 3 a 0 no placar e depois, especialmente na etapa final, puxou o freio, gerenciou a partida e sofreu dois gols, terminando por vencer por 3 a 2, quando teve chance até de estabelecer uma goleada.

Palmeiras vence e elimina o Cruzeiro; veja os gols

Ao lado de Gabriel Jesus, Lucas Barrios só não fez mais por falta de ritmo e porque a arbitragem não assinalou um pênalti por ele sofrido. Mas, mesmo sem ser, ainda, o centroavante que todos esperam, marcou o primeiro gol (de oportunismo, depois de receber o passe de Gabriel Jesus), sofreu o tal pênalti e quase fez outro gol, quando demorou para finalizar e permitiu que Paulo André desviasse a bola.

Mais do que tudo, no entanto, o palmeirense ficou feliz pela certeza de que o time ganhou um craque. Que atende pelo nome de Gabriel Jesus.

Foto: Ari Ferreira

Foto: Ari Ferreira

2- Que não se brinque com o Santos, nesta fase. Não que o Corinthians tenha brincado, nem de longe, mas muitos supunham que a equipe santista- sempre mais eficiente na Vila Belmiro- não iria resistir ao clamor da Arena de Itaquera, sempre lotada pelos fiéis corintianos.

Mas em estado de graça, com Lucas Lima sendo o meia que o futebol brasileiro procurava, o Santos achou o caminho do gol- Gabigol fez o primeiro, Ricardo Oliveira o segundo- e surpreendeu quem o esperasse fechado, recuado, com medo: faz parte do DNA santista esse espirito ousado, ofensivo, em busca das redes. Sempre foi assim, até antes de Pelé.

Embora não tenha sido pelo Campeonato Brasileiro, a vitória do Santos foi fora de casa, em campo inimigo, o que é muito significativo; sinceramente, na gestão de Dorival Júnior, o Santos é outra equipe.

E ao Corinthians resta agora o Campeonato Brasileiro, do qual é líder, quatro pontos à frente do Atlético Mineiro (que foi eliminado da Copa do Brasil pelo Figueirense, que o venceu por 2 a 1). Sabendo também que não é invencível em Itaquera: só neste ano foram três eliminações em seu estádio- para o Palmeiras, em decisão por pênaltis, do Campeonato Paulista; para o paraguaio Guarani, da Libertadores; e para o Santos agora, da Copa do Brasil.

É para se pensar.

Foto: L.C. Moreira

Foto: L.C. Moreira

3- Não foi surpresa o São Paulo eliminar o Ceará, em Fortaleza, ao vencer por 3 a 0- gols de Rogério Ceni (pênalti), Thiago Mendes e Alexandre Pato: é que o Ceará voltou a jogar com o time reserva e ainda desfalcado, provavelmente para poupar os titulares para os jogos da Série B. Estranho? Nem tanto: é confiar na sorte dos reservas e ter todas as forças para escapar do rebaixamento para a Série C, ele, Ceará, que está na zona da degola na B.

Quanto ao São Paulo, leio que Rogério Ceni atenta para a necessidade reforços. Não ouvi o tom de sua entrevista, mas creio que ele tem toda a razão, como, aliás, também pensa o técnico Juan Carlos Osorio. Afinal, o tricolor, de um tempinho para cá, já vendeu 8 jogadores. E quem resiste ao torneio sem um elenco forte e numeroso?

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone