Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Os favoritos Corinthians e Galo. E os outros...

Roberto Avallone

24/08/2015 01h22

1- Por quase duas horas, enquanto rolava o jogo entre Atlétco Mineiro e Palmeiras, o Corinthians sonhou em abrir 7 pontos de vantagem sobre o vice-líder. O que já seria uma vantagem mais do que considerável. Acabou não acontecendo, ficou nos quatro pontos à frente.

Para os que não se empolgam- como este blogueiro- com o futebol corintiano, é preciso exigir que o respeite, pois se trata de uma elaboração muito bem cuidada pelo técnico Tite, onde a defesa é verdadeira muralha, o meio-campo se multiplica nas jogadas (Elias é o melhor do setor) e há sempre um artilheiro de plantão, como vinha sendo Luciano e, em sua ausência, foi o redivivo Vagner Love, autor de dois gols do mais puro  oportunismo na vitória contra o Cruzeiro, por 3 a 0.

Enfim, sem paetês ou lantejoulas, talvez até sem brilharecos, o Corinthians faz uma campanha digna de quem pretende ser campeão. É time compacto, eficiente, guerreiro, vencedor.

Ainda faltam 18 jogos para cada time- ou 54 pontos-, o que é muita coisa para se definir, desde já, quem vai vencer ou perder o que. Mas não há dúvida de que o Corinthians é um dois maiores favoritos ao título (o outro é o Atlético Mineiro), embora isso não garanta coisa alguma. É só uma questão de tendência ou de maior possibilidade.

E a Fiel torcida, sentindo o cheiro da glória e animada pela redução no ingresso de certos setores de seu estádio, revela-se pronta a encher ainda mais a sua Arena de Itaquera: foram mais de 40 mil os torcedores corintianos que viram a equipe arrasar o Cruzeiro.

2- Em franca perseguição ao Corinthians, quatro pontos atrás, o Atlético Mineiro venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Estádio Independência. Não foi uma vitória fácil, os palmeirenses poderiam até ter empatado o jogo no segundo tempo, pois depois de uma fraca etapa inicial, a equipe melhorou muito na etapa final com as entradas de Robinho, Gabriel Jesus e Lucas Barrios.

Ficou claro, no entanto, que o Atlético sabe conduzir melhor a bola, fechar os espaços e ainda tem um artilheiro perigosíssimo como Lucas Pratto. Interessante é que fazia quatro jogos que o Galo não vencia,o que possibilitou essa distância toda para o Corinthians que quase vai a 7 pontos.  Afinal, o Palmeiras abriu o placar com Andrei Girotto- de cabeça- mas permitiu a virada atleticana com dois gols e Lucas Pratto, o primeiro de cabeça e o segundo em pênalti polêmico- mas que eu tive impressão de ter existido, com carga de Lucas em Giovanni Augusto.

O Atlético tem entrosamento, tem time formado e é candidato ao título. O Palmeiras tem alguns bons jogadores, elenco numeroso, mas enfrenta a falta de consistência e as múltiplas contusões (Arouca, Cleiton Xavier, Gabriel, Victor Ramos, etc) , às vezes inexplicáveis.

3- Grêmio, Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Sport, Atlético Paranaense: nenhum deles venceu, nenhum continuou a caça ao líder Corinthians. Sei lá se o técnico Juan Carlos Osorio fica por muito mais tempo no São Paulo (creio que não), sei lá se essas equipes não serão ameaçadas, já , já, pelo emergente Santos de Lucas Lima; ou, mais tarde, pelo Flamengo de Guerrero.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone