Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A saída de Dorival Júnior e o Mercado da Bola

Roberto Avallone

09/12/2014 03h05

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1- Era esperada a saída de Dorival Júnior do Palmeiras, embora ele tenha ficado não mais do que três meses: além dos números muito abaixo do esperado- 9 derrotas, 6 vitórias e 5 empates, com pouco mais de 38 por cento de aproveitamento- o futebol exibido pelo time também foi pífio, vulnerável na defesa e quase inofensivo.

Claro que a culpa não é só de Dorival, que tem bons trabalhos no currículo e é homem educado, mas como comandante tem grande parcela de responsabilidade na campanha que deixou a torcida aflita, temerosa pelo rebaixamento até a última rodada.

Só que os números negativos de sua passagem são indefensáveis. Assim como eram os de Gareca.

Além de Dorival, também já saíram o diretor-executivo, José Carlos Brunoro, e o gerente de futebol, Omar Feitosa, ambos com tempo mais longo de serviço no clube, cerca de dois anos. Estiveram com o presidente Paulo Nobre desde o começo de sua primeira gestão.

Bem, como dizia este blogueiro em seu post anterior, um a reformulação era necessária. E ela começou. Vejamos como ficam, agora, com a contratação de um diretor-executivo do futebol (provavelmente Alexandre Mattos, do Cruzeiro), da escolha do novo técnico e, principalmente, o que acontecerá no elenco, com contratação e dispensas (muitas) de jogadores.

Pode ser que o sufoco passado pelo Palmeiras no ano de seu Centenário tenha servido de lição para que aflição igual a essa não mais se repita.

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

2- E o mercado da Bola, a grande atração do futebol em férias, começa a se movimentar mais. Tivemos, por exemplo, a contratação do bom lateral-esquerdo Carlinhos (ex- Flu) pelo São Paulo, que, comenta-se, volta sua atenção para Cleiton Xavier, que viria d a Ucrânia para o lugar de Kaká. Uma bela tentativa.

Além disso, outro tricolor, o Grêmio parece estar disposto a negociar Barcos (com o futebol mexicano), já que pode aproveitar Marcelo Moreno, campeão brasileiro pelo Cruzeiro e que está de volta. Não terá problema com centroavante.

Ao contrário dos gremistas, parece cada vez mais difícil o problema da camisa 9 para o Corinthians, pois Guerrero, até agora, não voltou nem um pouquinho atrás em seus sonhos de uma bela grana para a renovação de seu contrato. Palpite? Creio que Guerrero vai recuar e ficar mais um bom tempo no Corinthians. Em todo o caso, é bom aguardar…

Quem não espera por nada e nem deixa a peteca cair é o bicampeão brasileiro, Cruzeiro: já contratou o ótimo lateral-direito da Chapecoense, Fabiano, e elaborou pequena lista de dispensas, que contém o nome de uma sugestiva promessa- a do jovem meia Marlone, que fez sucesso jogando pelo Vasco da Gama.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone