Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Cruzeiro bicampeão, São Paulo e Corinthians na Libertadores. E o Palmeiras não se sabe...

Roberto Avallone

24/11/2014 00h56

Foto: Reuters

Foto: Reuters

1- Como se esperava, sem zebra, o Cruzeiro confirmou seu título de campeão brasileiro. Aliás, bicampeão. Foi o que alcançou ao bater o valente Goiás por 2 a 1, no Mineirão, demonstrando até uma certa precaução no segundo tempo, o que não lhe é peculiar, pois é time treinado por Marcelo Oliveira, ex- atacante de talento, que aprecia o futebol ofensivo em sua eficaz simplicidade em armar equipes que estão sempre em busca do gol.

E com Marcelo, os talentosos têm vez. Tanto que os autores dos gols do triunfo final foram marcados por Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, os jogadores que representam o Cruzeiro na Seleção Brasileira. Sempre foram prestigiados por Marcelo, antes mesmo da Seleção.

Temos, então, um justíssimo campeão. Tanto pela campanha, magnífica, que supera a do ano passado, quanto pelo elenco farto em quantidade e qualidade, pois quem não queria ter os "reservas" Dagoberto, Manoel, Samudio, Marlone, etc.?

Ah, o vencedor Cruzeiro tem a fórmula… E o Atlético Mineiro também (os rivais decidem o título de campeão da Copa do Brasil) fazendo de Minas Gerais, no momento, a Capital do futebol brasileiro.

2- Já não brigam mais pelo título, mas têm bons motivos de comemoração, os rivais paulistas, São Paulo e Corinthians: o tricolor já está assegurado na Libertadores e o Corinthians, quase- o que significa boas possibilidades de mais investimento no futebol, pois as arrecadações do torneio mais sonhado devem ser generosas.

O tricolor garantiu a sua vaga ao jogar com um time quase todo reserva diante do Santos, a quem bateu por 1 a 0, gol de Boschilia, meia que há pouco tempo saiu de sua divisão de base.

O clássico de uma só equipe titular teve um primeiro tempo sonolento e uma etapa final mais movimentada, com o Santos negando fogo e o São Paulo preservando os principais jogadores para a revanche contra o colombiano Nacional.

Já o Corinthians se aproximou da vaga para a Libertadores, ao vencer o concorrente Grêmio por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero. Segundo os melhores momentos e o relato de quem viu o jogo, o Corinthians foi superior, dominou totalmente o primeiro tempo e soube encarar o Grêmio na etapa final, liquidando a partida com o gol de Guerrero (jogador imprescindível ao time), aos 37 minutos do segundo tempo.

3- O amigo poderia dizer que "já viu este filme". E então, por que não resumi-lo? Foi com um futebol de pobreza franciscana, como vinha sendo, que o Palmeiras perdeu para o Coritiba, por 2 a 0. 2 a 0? Outro filme velho, pois foi a quarta derrota consecutiva palmeirense e pelo mesmo placar, esses dois gols contra nenhum, o que evidencia fragilidade na defesa e no ataque, só escapando o meio-campo quando tem Valdivia. E ele suportou apenas meio tempo.

Arriscadíssimo de rebaixamento, safando-se da zona da degola apenas pela derrota do Vitória (que tem menos um ponto), essa equipe do Palmeiras arrancou um lamento de um grande amigo palestrino: "Ah, que saudades dos tempos do Darinta"…

Meu Deus! A que ponto chegou o Campeão do Século passado. Passado.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone