Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Até você, Valdivia? Até você, Elias? Até você, quarteto Tricolor? Só o Santos venceu entre os paulistas

Roberto Avallone

29/09/2014 01h39

 

Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

1- O craque de um time não pode falhar em momento decisivo. Ah, não pode. E Valdvia falhou, perdeu gol feito, o goleiro já caído, o Palmeiras vencendo por 1 a 0, gol de Cristaldo. Era só chutar e o jogo estaria decidido, mas Valdivia preferiu tocar de lado a arrematar para as redes, num preciosismo fatal: "A culpa foi minha, eu errei e o Figueirense cresceu depois daquele lance errado"– reconheceu  Valdivia, após o jogo.

Mas já era tarde demais. Em campo, em menos de 5 minutos, o Figueirense já tinha transformado a derrota em virada de 3 a 1, classificada de "histórica" pelo técnico Argel. Em minha opinião, Deola falhou em dois gols, o primeiro e o terceiro, mas isso não é de espantar, pois não se trata de nenhum grande goleiro. Até pelo contrário.

E o Palmeiras segue sua sina de aflição, ainda na zona da degola do Campeonato Brasileiro, espécie de Calvário em seu Centenário.

Triste rima e nenhuma solução.

Foto: Felipe Gabriel

Foto: Felipe Gabriel

2- Elias errou feio na derrota do Corinthians para o Atlético Paranaense, em Curitiba, por 1 a 0: cometeu o pênalti sobre Léo, de maneira estabanada, infração que o próprio centroavante atleticano transformou em gol. Não é de se esperar de um Elias, agora transformado em jogador da Seleção Brasileira, erro de tamanho porte; o time não jogou bem, é verdade, mas esse pênalti levou a equipe a se distanciar ainda mais do G-4, ocupando, agora, a sétima posição no Campeonato Brasileiro.

O técnico Mano Menezes vem sendo muito criticado nos últimos dias pela performance do Corinthians. Creio que dificilmente continuará no cargo se o Corinthians não disputar sequer a Libertadores.

A sombra de Tite já paira com contornos mais fortes.

Foto: Sergio Barzaghi

Foto: Sergio Barzaghi

3- E o Quarteto do São Paulo– formado por Kaká, Ganso, Pato e Alan Kardec- parou de jogar? Com essa derrota de sábado para o Fluminense, em pleno Morumbi, por 3 a 1, já são quatro partidas sem vitória. Dos últimos 12 pontos, apenas um foi conquistado- aquele do empate contra o Flamengo. No resto, derrotas para Coritiba, Corinthians e Flu.

O que se passa? Acredito que a culpa maior seja da defesa, pois o tricolor levou 11 gols nestes últimos quatro jogos; pode ser também que a marcação do meio- campo tenha afrouxado, inclusive por parte dos integrantes do Quarteto. Missão para Muricy Ramalho- que teve alta do hospital neste domingo-, pois se não for corrigido esse erro o tricolor pode espirrar até mesmo do G-4-, já que Atlético Mineiro e Grêmio já se igualaram ao tricolor nos 43 pontos, perdendo penas no critério de desempate.

Foto: Sergio Barzaghi

Foto: Sergio Barzaghi

4- E o Santos, dos clubes paulistas, foi o único a obter a vitória nesta rodada: ganhou do Goiás, no Pacaembu, por 2 a 0, gols de Deivid Braz e Geuvânio. No geral, foi justa e sem sustos a vitória, mas é importante assinalar que o Goiás foi prejudicado, sim, pela arbitragem que não validou um gol do Goiás, marcado por Esquerdinha. A bola, chutada de um pouco antes da entrada da área, bateu no travessão e caiu dentro do gol.

Mas a arbitragem não viu.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone