Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

São Paulo, vitória e pose de campeão. Corinthians, derrota para o Fla graças ao erro da arbitragem

Roberto Avallone

14/09/2014 21h43

Foto: Sergio Barzaghi

Foto: Sergio Barzaghi

1- Sim, o líder do Campeonato Brasileiro ainda é o Cruzeiro. Mas agora com diferença pequena, só quatro pontos, o que significa muito pouco diante de tantos jogos ainda a serem disputados e também em relação ao futebol do São Paulo, que venceu o Cruzeiro no Morumbi (2 a 0, gols de Rogério Ceni- pênalti- e Alan Kardec)- e exibe sinais de seríssimo candidato ao título.

Talvez até de campeão.

A vantagem do São Paulo- como se viu no duelo deste domingo- é que se a defesa jogar o básico, sem falhar, pode deixar que em um momento ou outro da partida o chamado quarteto mágico (Kaká, Ganso, Pato e Alan Kardec) resolve com seu talento. Pois foi assim contra o Cruzeiro: a equipe mineira tocava bem a bola, coisa e tal, mas quem deu um drible desconcertante e sofreu pênalti de Dedé foi Paulo Henrique Ganso. Rogério Ceni cobrou e fez 1 a 0.

Depois, no segundo tempo, jogo aparentemente equilibrado, bola lançada na área o Cruzeiro, cabeçada de Alan Kardec, defesa de Fábio e chutão de Kardec, no rebote, para o alto das redes do Cruzeiro. Pronto: 2 a 0, jogo liquidado.

Vitória do talento.

E vitória justa, do time que, no momento, exibe o melhor futebol. Até há pouco era o Cruzeiro. Agora, é o tricolor. E com louvor.

Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagens / Divulgação

Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagens / Divulgação

2- Desta vez, além de jogar mal, o Corinthians foi prejudicado pela arbitragem; como validar o gol de Wallace para o Flamengo, quando o atacante Eduardo da Silva- que lhe deu o passe- estava em posição complemente irregular.

E depois, houve a marcação de um pênalti totalmente discutível a favor do Flamengo- a bola bateu na mão de Ralf, foi bola na mão que fique claro, sem intenção- mas Cássio defendeu e o lance não teve interferência direta no placar. Mas que a arbitragem prejudicou o Corinthians, isso foi.

Consciente, o técnico Mano Menezes reconhece que o time não foi bem, especialmente no primeiro tempo: "O Flamengo forçou bastante o lado esquerdo deles e nós não estávamos conseguindo sair"– disse o técnico, mais ou menos o mesmo discurso dos jogadores. A certo momento do jogo, poucos minutos do fim da partida o placar das finalizações apontava 17 arremates do Flamengo contra apenas 5 do Corinthians.

E no caso, a arbitragem nada tem a ver com isso.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone