Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Vai começar: Santos, Palmeiras, São Paulo ou zebra? E o jogaço!

Roberto Avallone

23/03/2014 21h33

1- Bem, daqui para a frente no Campeonato Paulista não tem perdão: quem vencer fica, quem for derrotado dará adeus à competição, pois chegou a hora do mata-mata- Santos e Ponte Preta, Palmeiras e Bragantino, São Paulo e Penapolense, Botafogo e Ituano brigarão pelo direito de disputar a semifinal.

E em sua opinião, amigo, quem desponta como favorito ao título?

Seja lá qual for o seu palpite, sabe-se que nesses jogos decisivos a vantagem de acumular mais pontos é muito pequena, só mesmo a de decidir em casa, pois em mata-mata tudo pode mudar em relação à primeira fase.

Tendo por base o clássico entre Santos e Palmeiras, vencido pelos santistas por 2 a 1 (gols de Neto, Thiago Ribeiro e Alan Kardec) deu para notar que a equipe de Oswaldo de Oliveira é disparada a de maior eficiência ofensiva, com a desejada velocidade no ataque, mesmo jogando sem Arouca- que começa bem as jogadas-, Cícero, Leandro Damião e até o veloz lateral Cicinho, que é quase um atacante. Sério candidato o Santos.

Por sua vez, o Palmeiras, dono da segunda melhor campanha da competição, sofreu diante do Santos no primeiro tempo. E muito. Foi visível a lentidão da equipe, especialmente no setor de Eguren e Thiago Alves, com extremas dificuldades para a saída de jogo, mais uma vez por culpa de Eguren, mais parecendo um abismo a distância entre os volantes e os meias  (Valdivia e Bruno César), decretando-se o isolamento dos atacantes (Alan Kardec, mesmo assim o melhor do time, e Leandro, apagado), fáceis presas dos zagueiros adversários.

No segundo tempo, ao mudar a sua postura, o Palmeiras melhorou, desperdiçou chances (Bruno César desperdiçou chance clara, depois de lançamento de Kardec, à frente do goleiro Aranha) fez o seu gol e poderia até ter empatado a partida. Mas ficou a sensação de que ainda falta algo para ser apontado como favorito. Talvez, quem sabe?

Não se pode descartar também a presença do São Paulo, que vem crescendo- derrota para o Ituano à parte- e que venceu o Botafogo, em Ribeirão Preto, por 2 a 0, jogando com os reservas, embora o adversário também tenha poupado muito de seus titulares. Nos momentos decisivos, pode pesar a experiência de Rogério Ceni, Luís Fabiano, Ganso, etc. E deve passar bem pela Penapolense. Olho no tricolor.

E a zebra? Fica por conta mais de Botafogo de Ribeirão Preto ou Ituano, em princípio. Lembrando que o Bragantino já foi campeão paulista (1990) e a Inter de Limeira (1986) também- esta, diante do Palmeiras, em dois jogos realizados no Morumbi. Não seria algo inédito, portanto, mas considero difícil.

Sei lá. A sorte está lançada.

2- O jogaço: Barcelona 4, Real Madrid 3. Que partida, meu Deus! Era um tal de Messi contemplar os companheiros com passes de Maestro (assim Iniesta fez o primeiro gol, assim Neymar recebeu a bola e sofreu o pênalti no terceiro), além de balançar por três vezes as redes inimigas; do outro lado era um tal de Di Maria e Benzema a criarem um inferno para os zagueiros do Barça, com Cristiano Ronaldo sempre à espreita- embora egoísta- de ser ainda mais goleador.

Um jogo emocionante, do começo ao fim. Capaz de dar aquela pontinha de inveja para nós, que já tivemos esse tipo de espetáculo e que agora o vemos pela tevê, em campos que não são os nossos.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone