Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O Mercado da Bola. Do jeito que der

Roberto Avallone

31/12/2013 03h17

Imagem: Arte UOL

Imagem: Arte UOL

Não são poucos os que me perguntam sobre o que está acontecendo. Com que então os clubes grandes estão econômicos em seus investimentos, ao contrário de 2013, e nem se aventuram mais no Mercado da Bola, sem cometerem nenhuma doce "loucurinha?".

Na verdade, quem contratou jogadores de peso? Talvez o Fluminense, ao repatriar Conca, e o esperto Cruzeiro que levou para o seu já forte elenco- montado com jogadores com fome de bola- uma das revelações do Campeonato Brasileiro, Marlone, ex- Vasco. Ah, claro, e o Santos, com a maior transação do futebol brasileiro em todos os tempos, Leandro Damião, goleador de mais de 40 milhões de reais.

Damião veio, evidentemente, com a ajuda da Doyen Sports, que, segundo consta, teria pago toda a transação. O que para o torcedor pouco importa, pois o importante para ele é ver um craque vestindo a camisa de seu time pelo tempo que for possível.

Sem ajuda de parceiros, quase todos os clubes hesitam em mergulhar neste Mercado desfavorável, onde a procura por qualidade é bem maior do que a oferta. O Corinthians, com toda a sua receita, por enquanto está apenas com o lateral-esquerdo Uendel como novidade, tentando fazer valer no próximo ano os muitos milhões gastos com Pato, Renato Augusto, Gil, etc., neste 2013. O São Paulo, creio, cansou de errar em contratações como Lúcio, Clemente Rodriguez e vários outros que não deram certo. O Palmeiras, até o momento calado, insinua-se até agora (segundo informações de bastidores) em apostas como o lateral-direito paraguaio, Jorge Moreira, o lateral-esquerdo, Willian Matheus, o meia-atacante Marquinhos Gabriel, o artilheiro da Sub-20, Rodolfo, e até este volante França, do alemão Hannover, que, confesso, jamais vi jogar.

Pode dar certo, pode não dar. Aliás, toda contratação é um risco. Luís Fabiano, por acaso, ao ser repatriado não era uma garantia de muitos gols e inúmeras conquistas pelo São Paulo? Não foi o que se viu.

O fato é que o ano de 2014 assusta os especialistas em negócios do Mercado da Bola, fazendo os clubes temerem por retorno baixo aos seus investimentos: é ano de Copa do Mundo no Brasil, grande parte da receita destinada ao futebol provavelmente estará comprometida com esse evento, coisa e tal. Além disso, por quase todo um semestre, tirando os times que irão disputar a Libertadores, os clubes terão os Estaduais para disputar, competição que nem de longe tem o glamour de outros tempos. Ah, tem também o imbróglio do Brasileiro, que ninguém pode garantir como será, pois é provável que a Portuguesa (talvez até através de sócios) entre na Justiça Comum, questionando o porque de ter sido rebaixada se teve boa performance no campo enquanto o Fluminense, rebaixado dentro de campo, continua na Série A através de vitória nos tribunais esportivos, graças à escalação do reserva Heverton- até agora uma história muito estranha, além de entrar em conflito com o Estatuto do Torcedor.

É, motivos não faltam.

Só que tem aquela história: sem grandes times não há espetáculo, sem espetáculo não há grande público, sem grande público a receita é pequena, com receita pequena como fazer grande time?

Trata-se de uma bola de neve.

 

P.S: O blogueiro interrompeu o seu descanso para bater um papo com os amigos internautas por estes dia. E reiterando os votos de FELIZ 2014, conta que seguirá em férias habituais de fim de ano. Volto aproximadamente em dez dias.
Tudo de bom a todos!

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone