Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Mesmo jogando mal, o Brasil é finalista. E o Corinthians vai às compras

Roberto Avallone

26/06/2013 19h14

Foto: Ricardo Matsukawa

Foi a pior partida da Seleção Brasileira nesta Copa das Confederações. Mas como estava escrito, o Brasil é finalista, depois de bater o Uruguai por 2 a 1– gols de Fred, Cavani (em minha opinião, o melhor jogador em campo,) e Paulinho, este de cabeça, aos 42 minutos do segundo tempo.

Confesso que não esperava que fosse este jogo tão suado, chorado, sofrido. E poderia ter sido outra a história, muito mais amarga, não fosse o goleiro Júlio César o autor de bela defesa (embora tenha se adiantado) na cobrança de pênalti de Forlán, em seu canto esquerdo, logo aos 7 minutos de jogo.

A explicação para tanto sufoco? Comecemos pelos erros do Brasil: a defesa desencontrada, com David Luiz cometendo pênalti infantil em Lugano, e fora de sintonia, tanto que promoveu um bate-rebate inexplicável que deu no gol de empate de Cavani. Além disso, a atuação de Neymar era extremamente discreta, só não sendo pior do que Hulk e Oscar, peça totalmente nulas.

Ao mesmo tempo em que o Brasil estava mal, o Uruguai parecia se superar na já sua conhecida garra e no bom poder de marcação, anulando os pontos fortes brasileiros. Com destaque especial para Cavani, autor do gol uruguaio e dono de belas jogadas, além de exibir um fôlego incrível que o fazia defender e atacar com intensidade.

Enfim sem show, plumas e paetês, lá vai o Brasil a disputar a final. Que a lógica indica que seja contra a Espanha.

E   O  CORINTHIANS VAI  ÀS  COMPRAS

Depois de consumar a contratação de Cleber, zagueiro que defendia a Ponte Preta, o Corinthians vai às compras. É o que me assegura a confiável fonte corintiana, que não costuma errar e que antecipara há pelo menos dois meses o interesse por Cleber: "Devem vir mais uns quatro jogadores. Pode esperar"- disse-me, hoje, por telefone, contente com o sucesso das negociações com a Ponte Preta.

E, segundo a minha fonte, esses outros quatro reforços seriam um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um meia e um segundo atacante. Para minha surpresa, o lateral-direito poderia ser Luís Ricardo (também pretendido pelo Palmeiras), enquanto o meia talvez fosse Giuliano (ex- Inter) ou Bruno César, ex- Corinthians, que vem sendo oferecido; o atacante, não sei se por sugestão de minha própria fonte, seria Scocco, atual sensação do futebol argentino, melhor jogador disparado do campeão Newell's Old Boys.

Boas tentativas, sem dúvida.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone