Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras, ainda mais líder. E as proezas do Santos e do Grêmio

Roberto Avallone

14/08/2016 21h46

Foto: Cesar Greco / Divulgação

Foto: Cesar Greco / Divulgação

1- Além da rodada perfeita que teve a seu favor, com derrotas de principais concorrentes na luta pelo topo (Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo), o Palmeiras conseguiu uma vitória mais do que importante, ao superar o Atlético Paranaense por 1 a 0, gol de Vitor Hugo, de cabeça. Com esse triunfo, o Palmeiras- que antes desta rodada tinha só um pontinho de vantagem- agora conseguiu se distanciar mais de seus perseguidores; situa-se a três pontos do vice-líder (Santos), a quatro pontos de Grêmio e Atlético Mineiro, a cinco de Corinthians e Flamengo e fez com que o Atlético Paranaense estacionasse nos 30 pontos.

Quer dizer: o Palmeiras é ainda mais líder.

Números à parte, foi importantíssima a vitória diante do Furacão que, pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro, foi derrotado em seu estádio. Importante e justo triunfo, o Palmeiras jogou melhor do que o Atlético Paranaense nos dois tempos, principalmente no segundo, quando criou chances claras de gol, desperdiçadas por Roger Guedes e Jean. No lance de Roger Guedes, então, aconteceu que ele não alcançou a bola, que surgiu mansa, depois de grande jogada de Moisés pela esquerda.

Além de criar mais, o Palmeiras mostrou um quase perfeito sistema defensivo, tendo um Thiago Santos em grande noite, e nas poucas bolas que o Atlético acertou o gol, surgiu Jailson, mesmo com a perna direita machucada, a fazer boas defesas e a mostrar que, pelo jeito, ganhou mesmo a posição de titular da equipe.

Em minha opinião, no entanto, o melhor do time foi Moisés, misto de volante e de meia, incansável na marcação e criativo no momento de organizar o ataque. Curiosamente, embora não tenha sido a mais  badalada contratação do Palmeiras no ano, vem sendo, sem nenhuma dúvida, o jogador mais eficiente.

Foto: Ivan Storti/ Divulgação do Santos

Foto: Ivan Storti/ Divulgação do Santos

2-  Foram verdadeiras proezas as vitórias do Santos e do Grêmio. Heroico o triunfo do Santos, eu diria, pois enfrentou e goleou (3 a 0) o poderoso Atlético Mineiro sem cinco titulares importantíssimos- Vanderlei, Zeca, Thiago Maia, Lucas Lima e Gabigol. Não é fácil jogar assim contra o Galo. Na verdade, foi o mistão do Santos o vencedor. E destaque todo especial para Ricardo Oliveira, 36 anos, voltando de contusão, artilheiro mesmo assim: ele foi autor de dois gols, um de cabeça e outro de canhota.

Bravo Ricardo!

Elogiável também a conduta do Grêmio, desfalcado dos jogadores que estão na Seleção Olímpica- Luan e Wallace-, refazendo-se ainda da saída de Giuliano, soube, no entanto, aproveitar os enormes claros que deixava o sistema defensivo do Corinthians e encaixar muito bem os contra-ataques. Resultado: 3 a 0! E não se pode dizer que tenha sido um placar injusto, embora o Corinthians tenha até finalizado mais e ensaiado ataques.

Na verdade, o Corinthians (que não teve Elias,é verdade) se ressente de mais qualidade em seu ataque, de jogadores que saibam fazer gols com regularidade e que não fiquem só no "quase".

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone