Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Mercado da Bola: os últimos suspiros na janela

Roberto Avallone

20/07/2016 05h00

Reprodução: UOL

Reprodução: UOL

No último dia da janela de transferências (para compra) internacionais do futebol brasileiro, tivemos ansiedade, alegria, suspiros de alívio por êxitos alcançados e também torcedores lamentando não terem chegado jogadores sonhados. Como se todos esperassem por presentes, digamos de Papai Noel.  Começo pela ordem de importância dos jogadores, em minha opinião:

1- Diego, que acertou com o Flamengo depois de rescindir seu contrato com o Fenerbahçe, foi a contratação de maior impacto. Bom de bola, ele sempre foi. Não foi sucesso, no entanto, na Turquia, assim como não tinha sido antes, bem mais jovem (tem 31 anos)  no Porto e na Juventus de Turim, contrastando seus bons momentos no futebol alemão e no Atlético de Madri. Isso, sem falar de seu ótimo começo de carreira  no Santos.

Mas como é bom de bola, repito, e term currículo de 12 anos no futebol europeu, pode retomar a fama no Flamengo, que já tem um bom time e talvez careça de um meia-armador como Diego, já que está a acertar a defesa com Donatti e Rever. No ataque, conta com Guerrero, Éverton e, creio, um melhor rendimento de Marcelo Cirino com os lançamentos de Diego.

A conferir.

2- Nico Lopez, agora do Internacional, chega em alta pela boa Libertadores disputada com a camisa do Nacional de Montevidéu. Foi o carrasco do Palmeiras, o responsável pela sua eliminação: fez gol no Allianz Parque, vitória de 2 a 1, e o gol do triunfo no Uruguai, 1 a 0, na estreia de Cuca. Nico tem 22 anos, é ousado, sabe driblar e deve dar certo no Inter.

3- Andrés Chávez, reserva do Boca Juniors, foi a surpresa do São Paulo nos últimos momentos da janela. Patón Bauza o conhece bem. Não posso dizer se é bom ou mau jogador, pois nunca o vi atuar, apenas acompanhei o vídeo de alguns de seus gols: é alto (1 metro e 84), forte, canhoto e  o fato de ser reserva no Boca- antes de Calleri, depois de Benedetto- não desqualifica o seu futebol que era mais badalado em seu time de origem o Banfield. Prefiro esperar para avaliar esse jogador, embora confie no competente olho clinico de Bauza, que deve ter sido o responsável por sua contratação. Aliás, contratação por empréstimo, de um ano.

E nos últimos minutos da janela, o São Paulo acertou a contratação do lateral-direito Buffarini, do argentino San Lorenzo, velho sonho de Bauza. Eles foram campeões da Libertadores, em 2014, pelo San Lorenzo. Neste caso, porém, por um problema do sistema, dependerá a contratação de um aval da Fifa, que vai analisar os documentos que provam ter sido o negócio realizado antes do fechamento da janela. A tendência é a de não haver problema e Buffarini assinar com o São Paulo.

4- Outras transações também foram efetuadas, estas sem muito alarde. Como, por exemplo, o meia Aquino do Independiente argentino para o Fluminense e o volante Denílson (ex- São Paulo),do Whada dos Emirados Árabes para o Cruzeiro. Ficou faltando a decisão do caso Tardelli, que aceitaria vir para o futebol brasileiro desde que fosse negociado pelo clube que o afastou, o Shandon Luneng. Situação complicada.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone