Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Tropeços de São Paulo, Grêmio e Inter. O Campeonato, após 10 rodadas

Roberto Avallone

24/06/2016 03h48

Foto:Ale Cabral

Foto:Ale Cabral

1- Foi uma noite atípica.  De uma só vez nesta rodada de quinta-feira, tropeçaram os três favoritos: o São Paulo, jogando no Morumbi diante do Sport (que está na zona do rebaixamento) não alcançou o G-4 como pretendia, ficando no empate de 0 a 0, sentindo como faz falta o artilheiro (suspenso) Calleri; o Inter, vice- líder, também não foi além de um empate, 1 a 1, diante do Coritiba, que está na zona da degola- e por pouco não perdeu, pois a etapa final foi toda do Coritiba, que jogava em casa; e finalmente o Grêmio, 18 pontos ganhos, teve a pior noite de todos, pois perdeu, jogando em casa (2 a 1) de um Vitória que vinha mal no Campeonato, mas que com esse triunfo, dribla, pelo menos por enquanto, a zona do rebaixamento.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Isso quer dizer que o Campeonato Brasileiro é diferente, não existe vitória por antecipação- por mais que um time seja favorito- e que é perfeitamente possível, digamos , o último colocado da competição vencer o primeiro colocado.Não é exatamente este o caso, mas impressionou o triunfo do Vitória sobre o Grêmio, em Porto Alegre, embora pairem sérias dúvidas sobre o pênalti cometido (?) por Bressan, que gerou a expulsão do zagueiro gremista e, na cobrança, o segundo gol do Vitória. De qualquer maneira, Luan, um dos melhores do Grêmio na campanha, perdeu gol certo, desses que não se pode perder.

Foto: Alexandre Lops

Foto: Alexandre Lops

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

2- Após 10 rodadas- que é um número significativo, apesar de pequeno diante das 38 rodadas do Campeonato- a competição aponta no topo da tabela, digamos, no G-4, pela ordem, Palmeiras (22 pontos), Inter (20 pontos), Grêmio (18 pontos) e Flamengo (17). Com certas curiosidades, pois o Palmeiras apresenta 100 por cento de aproveitamento em casa e o Flamengo é o chamado "visitante indigesto", com três vitórias fora de seus domínios.

Depois, para não ir muito longe, surgem o Santos (16 pontos), cuja tendência é subir muito de produção com a volta dos jogadores que estavam na Seleção (Gabigol, Lucas Lima e os reforços contratados, entre eles o colombiano Copete), o Corinthians (16 pontos), que anda desfalcado e acaba de perder seu técnico, Tite. Em seguida vem o São Paulo (15 pontos) que, segundo o zagueiro Maicom, "já perdemos 8 pontos em casa". É muita coisa.

Para completar os 10 primeiros colocados até agora, surgem a Chapecoense (15 pontos, perdendo para o São Paulo no número de vitórias), o Atlético Paranaense (14 pontos) e a Ponte Preta 13 pontos. Depois, vem a faixa intermediaria , ficando por último os quatro que estão a zona do rebaixamento, já lutando contra o fantasma da degola: Coritiba, Sport, Botafogo- estes três com 9 pontos- e o lanterna, América Mineiro, com 8 pontos.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone