Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Com justiça e polêmica, deu Palmeiras no Derby

Roberto Avallone

12/06/2016 21h35

Bem, quanto à justiça da vitória do Palmeiras sobre o Corinthians no velho Derby, 1 a 0, gol de Cleiton Xavier aos dois minutos do segundo tempo, a explicação é natural: depois de primeiro tempo equilibrado, o Palmeiras dominou toda a etapa final- até pela entrada de Cleiton Xavier no lugar de Roger Guedes, finalizou muito mais teve 59 por cento de posse bola. Enquanto Fernando Prass fez popucas defesas- não me lembro de nenhuma muito importante- o goleiro corintiano, Walter, foi acionado várias vezes, saindo dessas situações com a já conhecida eficácia.

O jogo em si não foi lá essas coisas na etapa inicial, em virtude da marcação cerrada de ambos os lados. Foi, no entanto, muito movimentado no segundo tempo, pois a entada de Cleiton Xavier liberou Moisés e fopi determinantye para o dominio do meio-campo, Mais recuado, o Corinthians não assustava tanto. E embora não tenha feito gol, Gabriel Jesus infernizava os zagueiros corintianos com dribles e velocidade. Assim nasceu o gol que definiu o jogo: Gabriel Jesus recebeu a bola e lançou Moisés que chutou forte para a rebatida de Walter; no rebote, com cala, Cleiton Xavier acertou boa cabeçada, encobrindo os zagueiros adversários que estavam à sua frente.

Minutos depois, o Corinthians quase empatou, com o chute de Guilherme, posicionado mais pela esquerda e que bateu na trave, na face interna, voltando para a defesa do goleiro Fernando Prass. Não houve mais muitos aaques perigosos corintianos, as chances surgiram mais para os palmeirenses- o que justifica quase que plenamente, creio, a vitória da equipe de Cuca. Tecnicamente, sem nenhuma dúvida.

Mas disse quase que plenamente porque no último minuto dos acréscimos, aos 49 do segundo tempo, surgiu o lance que gerou polêmica e dividiu opiniões:foi falta ou não de Felipe em Fernando Prass antes de Bruno Henrique mandar a bola para as redes?Valho-me da imagem da tevê, depois de rever várias vezes a imagem- e também da opinião de pelo menos dois especialistas em arbitragem, para dar a minha própria opinião: creio que houve falta, sim, concordando com o árbitro Raphael  Claus, que estava próximo do lance.

Acompanhe a jogada, como se víssemos  o lance em câmera lenta: centro da direita, bola aérea que vai nas mãos do goleiro, que tinha quase que às suas costas Felipe e à sua frente Thiago Martins; Prass agarra a bola, mas, depois, a solta e derruba seu companheiro Thiago. Por que? Aí , passamos à imagem congelada: quando agarrou a bola, Prass sofreu "trombada"de Felipe, no alto, com a impressão de ter acertado uma cabeçada nos braços do goleiro. É o que se vê na imagem. Voltando ao campo, dali em diante a jogada já não valia. E prevaleceu a marcação do árbitro.

O próprio Prass, conhecido por sua franqueza, explicou: "Fui para agarrar a bola como fiz. Não ia dar um soco nela ou espalmar, pois havia vários jogadores corintianos próximo da área", Claro, não havia sentido em soltar a bola depois de tê-la dominado, independentemente de Thiago Martins ter desabado. Foi o que vi, mas, repito, depois de buscar pelo lance várias vezes, com imagem congelada e tudo.Que me perdoem os que possam ter opinião contrária.

Com o resultado, diante de 39.935 torcedores(novo recorde de público no novo estádio palmeirense), o Palmeiras assume a vice- liderança do Campeonato Brasileiro e o Corinthians cai para quarta posição.Por enquanto, o Inter é o líder, nessa competição que, de tão equilibrada, dá a sensação de ser uma gangorra na classificação.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone