Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O São Paulo soube vencer o Palmeiras. O Corinthians, subindo. E o Grenal...

Roberto Avallone

29/05/2016 21h43

Foto: Cesar Greco / Fotoarena

Foto: Cesar Greco / Fotoarena

1- Pode-se até discutir se houve falta ou não de Wesley em Dudu no lance que originou o gol do São Paulo. Não vi. Mas o fato é que o tricolor soube suportar a pressão palmeirense no começo do jogo e, depois de Paulo Henrique Ganso (aos 11 minutos, de cabeça), controlou as arrancadas adversárias, lançou-e ao contra-ataque e anulou a equipe de Cuca.

No segundo tempo, a mesma coisa. O Palmeiras deu a impressão de que iria dominar (especialmente com a entrada de Moisés) e, inexplicavelmente "murchou", submisso ao São Paulo, tanto que o goleiro Fernando Prass ainda fez umas três grandes defesas, evitando, assim, um placar maior. Qual é a dúvida, então?

Mais do que dúvida sobre o merecimento do triunfo tricolor, existiu uma grande diferença: enquanto Ganso articulava as jogadas de seu time com a arte de um maestro, o Palmeiras praticamente não tinha meio-campo; tirando Moisés, que até entrou bem, qual era naquela altura o volante da equipe. Dudu? Ora, Dudu não é armador e sim atacante, perdendo-se em dribles a mais e proporcionando contra-ataques ao adversário. Tchê- Tchê e Jean? Ora, às vezes um fica na lateral e outro como volante, acabando o Palmeiras por não ter nem o lateral-direito e nem o volante..

No caso, insistência de Cuca. Se ele pediu Fabiano e Fabricio (jogou o veteraníssimo Zé Roberto (por que não os escala?)

Por sua vez " Paton" Bauza segue com seu esquema tático, com a liberdade que concedeu a Ganso, tranformando o meia tricolor, além de sua habitual especialidade em armar defesas compactas, firmes. É um pragmático a transformar o São Paulo em time duro de ser batido, tornando-se perigosíssimo nos contra-ataques. E nem precisou do goleador Calleri para ganhar.

É o futebol a dar as suas voltas.

 Foto: Daniel Augusto Jr.

Foto: Daniel Augusto Jr.

2- No segundo tempo, o Corinthians foi muito bem contra o Sport, venceu por 2 a 0 (gols de Lucca e Marquinhos Gabriel e mostrou que está em ascensão, depois de um início titubeante de Campeonato Brasileiro. Embora o Sport esteja mal, não é fácil vencer na Ilha do Retiro e o Corinthians o fez com autoridade e com interessante futebol de Guilherme- o melhor do time- e de Marquinhos Gabriel, que está a justicar sua contratação desde que chegou.

Essa vitória, mais o triunfo sobre a Ponte Preta por 3 a 0 no meio da semana, ah, tudo isso pode levar a supor que, enfim, os planos de Tite estão a funcionar. E o Corinthias terá agora dois jogos em casa- Santos e Coritiba- para afirmar a sua redenção.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

3- O Grenal- Grêmio e Internacional- estão em alta no inicio deste Campeonato, ambos com 10 pontos ganhos- o Grêmio está a frente por melhor saldo de gols-, lá no topo da tabela. Mais do que a vitória de hoje sobre o Coritiba, o Grêmio impressionou por sua vitória no meio da semana, quando surrou o Atlético Mineiro, no Horto por 3 a 0.

E o Inter, neste domingo, quebrou uma invencibilidade do Santos na Vila Belmiro, por 1 a 0. Não é fácil. O Curioso é que Grêmio e Inter não tem grandes estrelas em suas equipes, mas apresentam um futebol solidário, veloz, até aqui vencedor. São times funcionais. E líderes.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone