Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Cuca pede tempo e mudanças. E Tite dá aula no Corinthians

Roberto Avallone

20/03/2016 23h15

Foto: Eduardo Viana

Foto: Eduardo Viana

1- Depois da derrota para o Audax, 2 a 1, Cuca admitiu que terá mais trabalho no Palmeiras do que imaginava. E além de tempo para os treinos, pede mudança de atitude dos jogadores, como, por exemplo, de transição rápida do meio-campo para o ataque, sem "ligação direta".

Tudo bem, precisa mesmo. Mas isso será possível sem ter o meia-armador de ofício- que Cleiton Xavier não pode ser em virtude das muitas lesões musculares- ou de algum sistema que substitua o camisa 10 que o Palmeiras sempre teve ao longo dos tempos? Ou então, jogar pelas laterais. Claro. Mas isso será possível tendo o afobado João Pedro na direita  e o veteraníssimo Zé Roberto pela esquerda- logo ele que chegou atrasado em três bolas, inclusive no pênalti que abriu o caminho da vitória do Audax?

Difícil, situação complicada. Ah, talvez se Jean for bem de lateral ou se Lucas recuperar a forma do ano passado, cabendo a Egidio ter proteção para avançar pela esquerda. Pode ser. Com muito treino.

O fato é que o Palmeiras voltou a jogar mal, muito mal no primeiro tempo para melhorar um pouco no segundo, quando Lucas Barrios fez o gol aos 32 minutos e Dudu- cara a cara com o goleiro- perder chance incrível de empatar, chutando a bola muito alto e longe do gol.

Meu Deus!

E coube ao Palmeiras a façanha de ser o primeiro time grande a ser derrotado pelo Audax,  esse time de bom toque de bola que disputa o Campeonato Paulista desde 2014 e jamais tinha sentido esse gostinho. É verdade, Cuca terá muito mais trabalho do que imaginara, pois o seu time parece fora de sintonia, desconectado, sem cara de equipe.

Se vai conseguir dar um  jeito na situação, sabe-se lá: parece mais uma missão para Sherlock Holmes.

Foto: Daniel Augusto Jr.

Foto: Daniel Augusto Jr.

2- Enquanto isso, do seu lado, o técnico Tite dá constantes aulas de como postar um time, sejam quais forem os jogadores. Não bastasse o desmanche que acometeu o Corinthians, no sábado o técnico resolveu poupar quase todos os titulares e, jogando com o mistão, mesmo assim goleou o Linense por 4 a 0, diante de mais de 31 mil torcedores pagantes.

A isso se chama de forma, de maneira de jogar, de padrão tático. A equipe bem postada, na marcação e no ataque, a usar a tal intensidade sempre pregada por Tite. Tendo  a forma, o sistema tático independe dos jogadores a serem escalados, variando de acordo com a qualidade dos atletas, é verdade, mas sempre mantendo a postura e o jeito de jogar.

Não por acaso, o Corinthians de Tite é o atual líder do Campeonato Paulista na classificação geral.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone