Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras e Santos, além de uma Final. E a luta dos desesperados

Roberto Avallone

30/11/2015 00h00

 

FACE PALM X SANTO COPA BRASIL2

Foto: Montagem Valéria SImeão

1- Enquanto se afundam no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras em décimo-primeiro lugar e o Santos em sétimo. Na noite de quarta-feira haverá uma trégua para as frustrações dos velhos rivais e eles partirão, como num passe de mágica, para um decisivo duelo de gigantes, Como a reviver os velhos tempos.

Resumindo: a conquista da Copa do Brasil não apenas dará direito aos gritos de "É campeão!" e a uma vaga para a Libertadores, como será uma espécie de divisor de águas.

Para ambos os clubes, derrotados, com seus reservas, nesta rodada. Em declínio visível, o Palmeiras foi mais uma vez derrotado em casa, desta vez pelo Coritiba-ameaçado de rebaixamento- por 2 a 0. E o Santos, também em queda no Brasileirão (deixou de fazer gols), também perdeu, embora fora de casa, para o desesperado Vasco da Gama, por 1 a 0- gol de Nenê, convertendo em gol o pênalti que não sofreu. Repito, não foi pênalti.

Mesmo assim, a final da Copa do Brasil não está esvaziada, com os ingressos esgotados, e grande expectativa. Mas será, sim, um divisor de águas. Talvez mais para o Palmeiras, que investiu muito no futebol este ano e deve estar vendo que o elenco precisa de uma reformulação, mantendo a base, dispensando vários jogadores que não agradaram e contratando pelo menos uns cinco jogadores para serem titulares. Especula-se que, caso vá para a Libertadores, vários jogadores de renome serão tentados, entre eles o do meia-esquerda Everton Ribeiro.

Para o Santos, o desafio será tentar manter (o que está difícil) o meia-armador Lucas Lima ou, então, buscar no mercado um substituto para ele, o que implicará em grana que não se sabe se o clube terá. O mais provável é seguir sua tradição de usar mais alguns Meninos da Vila ou, então, descobrir revelações. Bem ou mal, o Santos já ganhou o Campeonato Paulista e tem ótimas chances de levar a Copa do Brasil, mas seu sonho- como o de todos outros clubes- é disputar a Libertadores.

Enfim, derrotas na rodada à parte, na próxima quarta-feira  Palmeiras e Santos jogarão pelo futuro.

2- Afinal, o Vasco escapará ou não do rebaixamento? Apesar de um belo segundo turno e da vitória deste domingo contra o Santos, é possível; mas ainda muito difícil. O diabo é que quase todos os outros concorrentes também venceram- o Avaí, 1 a 0 sobre a Ponte Preta; o Coritiba, fora de casa, 2 a 0 diante do Pameiras (o Coxa, creio, praticamente escapou); o Goiás, fora de casa, 3 a 1 sobre a Chapecoense… Só ficou faltando o Figueirense, que vencia o São Paulo, fora de casa, 2 a 1 até os 46 minutos do segundo tempo, quando Alan Kardec empatou e Thiago Mendes no últmo lance do jogo fez 3 a 2 para o tricolor, com um belo chute de fora da área.

Bem, o suspense vai durar até a última rodada. O que ainda dá uma pitada de emoção a este Campeonato, além da disputa do segundo lugar (Galo ou Grêmio) e da quarta vaga para a Libertadores- agora, acredito, entre São Paulo e Inter.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone