Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

15 rodadas depois, em quem você aposta no Campeonato Brasileiro?

Roberto Avallone

28/07/2015 00h42

Lá se foram as primeiras 15 rodadas do Campeonato e são flagrantes o equilíbrio e a alternância de forças entre os favoritos. No momento, fazem parte do G-4 o Atlético Mineiro, o Corinthians, o Palmeiras e o Sport, seguidos de perto por clubes que já estiveram na elite ou no topo do torneio como, por exemplo, o São Paulo, o Fluminense, o Grêmio…

Nada que faça lembrar tempos de um líder disparado, o que faz aumentar as arrecadações, o interesse e o mistério sobre quem será capaz de sobreviver aos desafios e ao restante do Campeonato. Tudo está em aberto.

O líder Atlético Mineiro vem sendo o mais constante na competição, com futebol ofensivo e bem jogado, mas convém lembrar que o Galo perdeu para o vice-líder Corinthians (1 a 0, na Arena corintiana), o que mostra que está longe de ser invencível; por sua vez, o Corinthians oscila entre a regularidade na pontuação com uma partida ruim como a que fez contra o Coritiba, em minha opinião por ter mau comportamento ofensivo, equilibrando-se em defesa segura e em um meio- campo de respeito, formado por Elias, Jadson e Renato Augusto.

Em terceiro lugar, em respeitável arrancada desde que passou a ser dirigido por Marcelo Oliveira, surge o Palmeiras, que ganhou 22 dos últimos 24 pontos disputados, sete vitórias e um empate, com futebol que, às vezes, empolga. Além do bom time, o Palmeiras tem o respaldo de seu elenco, numeroso e de qualidade, seguindo a regra de possuir bons reservas (Lucas Barrios, Cleiton Xavier, Cristaldo, Gabriel Jesus, etc…) para enfrentar o incômodo das lesões e suspensões que sempre surgem.

Em quarto, vem o surpreendente Sport, duro de perder até fora de casa, com Diego Souza em boa fase, André recuperado e o controle seguro do jovem treinador Eduardo Baptista, filho do também técnico Nelsinho. Terá forças para sustentar a boa campanha?

Além da atual elite, não necessariamente pela ordem, encontramos um São Paulo que alterna boas partidas com outras nem tanto, talvez pagando o preço de ter um Luís Fabiano em fase de poucos gols e Ganso naquela maré de ser ou não ser o craque que se espera. O Fluminense perdeu duas seguidas- uma delas para o Vasco da Gama-, mas talvez se recupere com Ronaldinho Gaúcho (uma incógnita) e Cícero- este um meia de chute forte, de boas cabeçadas. Talvez, eu disse.

À frente do Flu, por critérios de desempate, com a mesma pontuação, surge o Grêmio como, talvez, um grande ponto de interrogação, pois arrasou no começo da direção de Roger, mas que agora parece sucumbir à falta de um maior poderio técnico em seu elenco. Poderio que o Inter aparenta ter, mas que não se traduz na prática; e que o Flamengo, desde a chegada de Guerrero, exibe, pois terá chance de jogar bom futebol quando ele (Guerrero), "Sheik", Marcelo Cirino e Ederson se encaixarem nas peças de campo. Por palpite, acredito que o Fla disputará um belo segundo turno.

E você, amigo, em quem você aposta? Quais são os seus favoritos para o G-4 final e até mesmo quem jogará um bom futebol?

 

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone