Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Seleção Brasileira: agora, que venha o Paraguai!

Roberto Avallone

22/06/2015 01h46

Foto: Mowa Press

Foto: Mowa Press

Sem Neymar, que talvez esteja de fora de toda a Copa América (na terça-feira, teremos a resposta se punição pode ser reduzida), a Seleção Brasileira mudou um pouco o estilo de jogo, voltou a não encantar, mas bateu a Venezuela, por 2 a 1, e classificou-se em primeiro lugar em seu grupo.

Agora, em partida marcada para sábado, o Brasil vai enfrentar o Paraguai. Normalmente, ou em outros tempos, não seria tarefa das mais difíceis; no momento, porém, em que o futebol brasileiro anda distante de seu futebol que já foi de ouro e diante de jogos quase todos equilibrados na Copa América, o jogo contra os paraguaios Ganha contornos de verdadeiro clássico sul-americano e de desfecho imprevisível. Aliás, como simples lembrança, foi o Paraguai quem eliminou o Brasil na última Copa América.

Quanto à vitória sobre a Venezuela, também festejada como se fosse um clássico, chamou a atenção de que, sem Neymar, a Seleção de Dunga mudou o estilo de jogo, promovendo um verdadeiro rodízio de jogadores à frente ao invés de atuar com um homem fixo perto da área. Fez logo o primeiro gol, marcado por Thiago Silva, e, no segundo tempo, depois de bela jogada de Wiliam pela esquerda, Firmino chutou a bola para as redes.

Depois, Dunga encheu o time de zagueiros- David Luiz foi jogar de volante, Daniel Alves e Marquinhos ocupavam o lado direito- e o time piorou. Piorou e animou a Venezuela que, alcançou o seu gol improvável, através de Miku 2 a 1 e fim de papo, sem brilho e nem lantejoulas para uma Seleção Brasileira sem Neymar e sem nenhum outro astro que pudesse substituí-lo. Sinal dos tempos.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone