Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Essa Seleção de Dunga precisa de um centroavante? E o Mercado da Bola...

Roberto Avallone

06/05/2015 01h53

1- Dunga convocou os jogadores da Seleção para a Copa América sem nenhuma grande novidade, pois até a ausência de Oscar-que poderá provocar certa polêmica- foi causada por problemas físicos do jogador.

O que mais chama a atenção é que a Seleção permanece sem um centroavante de ofício, do chamado homem de área, rompedor, goleador. Um produto em extinção no Brasil e, observando bem, no mundo inteiro: o Barcelona faz sucesso com o uruguaio Suárez combinando jogadas com Messi e Neymar; a Seleção da Alemanha não tinha homem fixo dentro da área, sendo que Klose- o que mais se aproximava do tipo- era utilizado como opção. E daí por diante.

A ideia de jogar sem esse tipo de centroavante é até antiga. Duas das grandes potências de outras épocas jogavam de maneira diferente. Em 1974, a guiar o fantástico Carrossel Holandês, estava Cruyff, falso centroavante, que mais caía pelo lado esquerdo campo em suas arrancadas, sem que com isso deixasse de fazer gols; 20 antes, na Copa da Suíça, a poderosa máquina húngara tinha também em Hidegkuti o seu "falso 9", o homem que recuava para o avanço mortal dos meias Puskas e Kokcis.

Assim, nada de espantar nessa preferência ia de Dunga, ao contrário de Felipão que não abria mão de seu homem de área. No espaço deixado pelo antigo centroavante podem penetrar Neymar e Diego Tardelli.

Uma boa tentativa.

2- No sábado já teremos o início do Campeonato Brasileiro. E o Mercado da Bola anda está tímido e com poucas novidades relevantes. Chama a atenção a volta de Magno Alves, 39 anos, ao Fluminense, veterano de físico perfeito a exemplo de Zé Roberto, 40 anos, do Palmeiras. Mas a pergunta não cala: será que aguenta o tranco do Campeonato Brasileiro?

As especulações, estas sim, rolam à vontade: o Palmeiras tem a disposição de contratar pelo menos um grande zagueiro (Miranda já disse que não sai da Europa, a escolha pode recair e Danilo- da Udinese- ou Manoel- do Cruzeiro) e mais um atacante, que poderia ser Lucas Barrios, embora a direção palmeirense não confirme nenhum tipo de negociação.

O Santos corre atrás da renovação de contrato de Robinho, enquanto o Flamengo tem como alvo dois jogadores cujos nomes não são revelados. E o Vasco, campeão carioca, deve acertar nas próximas horas com o volante Diguinho (ex- Fluminense) e o lateral-esquerdo Júlio César (ex- Botafogo).

Enfim, é o Mercado da Bola ainda engatinhando.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone