Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O que houve de melhor na vitória do Palmeiras. E Guerrero redime o Corinthians

Roberto Avallone

17/01/2015 21h36

Foto: Fernando Dantas

Foto: Fernando Dantas

1-  Foi uma vitória, sim, 3 a 1 sobre o Shandong Leneng, levando-se em consideração o bom primeiro tempo. Mas ficou mais para festa ou treino de luxo na etapa final, quando o Palmeiras trocou 11 jogadores e o Shandong também promoveu várias substituições.

Não concordo que o Shandong seja uma "galinha morta": pode estar sem ritmo, de jogadores que andam pela Seleção da China, mas conta com um belo técnico (Cuca), um craque (o argentino Montillo), um artilheiro (Vagner Love), um atacante impetuoso, Aloísio. E conta também com um apreciável respaldo financeiro, tanto que acaba de contratar Diego Tardelli, por algo em torno dos 20 milhões de reais.

E então, o que houve de melhor nessa vitória palmeirense? Bem, em minha opinião, alguns itens:

a) A capacidade de reação, pois após levar o primeiro gol do jogo, marcado por Montillo em estranha cobrança de falta, soube reagir, atacar e marcar com Leandro Pereira, Lucas e Cristaldo. Foi a primeira vitória no novo estádio, o que certamente aumentará a confiança de lá jogar.

b) Quanto aos estreantes, embora quase todos tenham se saído bem, aponto o Lateral-direito Lucas como o melhor de todos, seguido de perto por Allione, que parece ter descoberto o seu posicionamento.

c) O jeito de jogar, em mérito de Oswaldo de Oliveira, agrada muito mais a torcida, com liberdade para os dribles, velocidade e acentuada disposição de jogar pelas pontas. Assim, é muito mais ofensivo.

d) A animação da torcida. Muito mais confiante do que no ano passado pelas 15 contratações efetuadas: a prova da confiança está , diria, no fato, de até a tarde deste sábado, já ter sido superado o número de 74 mil associados no programa de sócio- torcedor.

Há outros detalhes, mas os  que citei me parecem os mais importantes. Por enquanto.

Foto: Danieal Augusto

Foto: Danieal Augusto

2- Para falar a verdade, o Corinthians jogou muito melhor diante do Bayer Leverkusen- teoricamente o mais forte dos alemães no torneio- do que diante do Colônia, décimo- primeiro colocado do campeonato alemão. Levou o primeiro gol, mas reagiu, dominou o primeiro tempo e controlou a etapa final.

Venceu por 2 a 1.

Mas, é claro, teve seu destaque todo especial: Guerrero, autor dos dois gols- um com forte cabeçada, após cobrança de escanteio, e o outro de virada, em chute forte de direita, após centro perfeito, da direita, de Fagner. Guerrero foi o herói!

O título do torneio dos Estados Unidos ficou com o Colônia, que bateu o Fluminense (3 a 2) e somou seis pontos. Mas o Corinthians ganhou algo que pode ser muito mais importante- recuperou a confiança, que poderia ter ficado um pouco abalada diante da estreia sem êxito.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone