Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Neymar, além do limite

Roberto Avallone

15/10/2014 02h46

Foto: AP

Foto: AP

Aos 22 anos, com os quatro gols que marcou diante do Japão, Neymar já se transformou no quinto maior artilheiro da História da Seleção Brasileira. Isso, em jogos oficiais. Ele só perde apenas para Pelé, 77 gols em 92 jogos, média de 0,83 por partida; Ronaldo, 62 gols em 98 jogos, média de 0,63 por jogo; Romário, 55 gols em 70 jogos, média de 0,78; Zico, 48 gols em 72 partidas, média de 0, 66.

E depois surge Neymar, com seus 40 gols em 56 jogos, com média de 0, 71 por jogo, média que só é inferior a de Pelé e a de Romário, levando esse atacante da Seleção Brasileira e do Barcelona na ser o terceiro na História nesse quesito. É de impressionar!

E a impressão que se tem é de que Neymar ainda está longe de seu limite, a caminho da própria superação, tendo sido prejudicado, talvez, pela má performance da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e inclusive por sua ausência nos dois jogos finais- no caso, diante da Alemanha e Holanda. Dois vexames.

A tendência é que, mais forte fisicamente e jogando mais voltado para fazer gols, Neymar passe a viver fase de goleador, tornando-se quase imarcável pela habilidade que tem e um terror para defesas inimigas com seu apetite para estufar as redes. Contra o Japão, por exemplo, além dos 4 gols que marcou. Neymar poderia ter feito no mínimo mais dois- e um deles seria uma pintura, com seus dribles e o arremate que bateu na rede, sim, mas pelo lado de fora.

Creio que o título de "o melhor do mundo", logo, logo trocará de mãos…

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone