Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Na primeira vitória de Gareca, sinais de que será quente o clássico com o Corinthians. E o Galo é campeão!

Roberto Avallone

24/07/2014 02h27

Foto: Fernando Remor

Foto: Fernando Remor

1- Não é nada, não é nada, o Palmeiras venceu o Avaí, em Florianópolis e ficou pertinho da classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Ah, vencer por 2 a 0 fora de casa- dois belos gols de Felipe Menezes- é quase uma garantia de avançar na competição.

E foi a primeira vitória do técnico Ricardo Gareca à frente do time palestrino, mesmo atuando sem cinco jogadores considerados titulares. Eis o que isso significa: Gareca e jogadores terão o moral elevado pra o duro compromisso de domingo que é o de enfrentar o arquirrival Corinthians, jogando em sua Arena. Emoções à vista.

Quanto ao jogo em si, notou-se um primeiro tempo corrido, movimentado, mas sem criatividade a não ser nos chutes de longa distância do veterano Marquinhos, do Avaí. Por sua vez, o Palmeiras esbarrava na má performance de Wesley- que não armava nada- e no futebol pouco convincente do centroavante Henrique, que errava todos os passes que tentava. Terá Henrique perdido a confiança pelos gols desperdiçados contra o Cruzeiro?

No segundo tempo, o que houve foi Felipe Menezes, Senhor do jogo, ele abriu o placar com um golaço, fintando o marcado e emendando de canhota no ângulo direito do goleiro: depois, lançado, entrou na área inimiga e finalizou- desta vez, de direita, para o fundo das redes.

Felipe Menezes dever o titular, se jogar assim. E se Valdivia voltar? Bem, neste caso o lugar será do "Mago", pois que, em forma, não há quem jogue como ele na arte de alimentar o ataque.

Foto: Marcos Riboll

Foto: Marcos Ribolli

2- O Corinthians nem susto passou: dominou o Bahia do começo ao fim do jogo, fez 3 a 0 (gols de Elias, Romero e Rento Augusto- este de pênalti) e poderia contar com um placar mais elástico. Mas jogou bem, com Elias fazendo a transição do meio-campo para o ataque e este jovem paraguaio, Romero, movimentando-se velozmente por todo o ataque.

Senti firmeza no Corinthians.

Contra o Palmeiras, no grande clássico de domingo, o técnico Mano Menezes não poderá contar com Jadson. Sério desfalque. Mas não tão sério assim se Renato Augusto estiver em dia com a forma física. Caso contrário, Mano terá de optar pelo veterano Danilo, que costuma ir bem nos clássicos.

Foto: AP

Foto: AP

3- Galo, que título empolgante! As quase 60 mil pessoas presentes no Mineirão talvez não esperassem por tão dura decisão da Recopa Sul- Americana. Afinal, o Atlético Mineiro tinha vencido o Lanús fora de casa, 1 a 0, e bastava-lhe o empate para festejar com toda a pompa.

Mas, sei lá, foi uma sucessão de emoções. O Galo saiu na frente, o Lanús virou para 2 a 1, o Atlético empatou e, aos 48 minutos do segundo tempo, sofreu o terceiro gol argentino. Deu prorrogação: e do jeito que menos se esperava, o Galo chegou lá, com dois gols contra; O primeiro de Gomez, aparando mal um centro do veloz Luan. E o segundo, este ainda estanho, quando Ayalla quis atrasar a bola de cabeça para o goleiro e o encobriu.

Festa total. Só não se sabe ser Ronaldinho Gaúcho, substituído sob seus protestos, continuará. Há quem suspeite que esse título foi o seu adeus do Galo.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone