Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

No Mercado da Bola, sugestões de um olheiro. E a justa cruzada do Vasco

Roberto Avallone

15/04/2014 02h08

Todo torcedor tem um pouco de técnico e um pouco de garimpeiro de talentos. É o olheiro. Conheço um deles, em especial: em casa, em frente à tevê, observa os mínimos detalhes dos jogadores; à noitinha, ao sair do trabalho, vai até a padaria Santa Tereza, no centro da cidade, saborear a coxinha creme e conversar com o garçom vascaíno sobre as novidades do futebol carioca. E, claro, quem está aparecendo de bom por lá.

Trata-se do olheiro Tessitore, apaixonado por futebol e louco pelo seu Palmeiras. Dele já ouvi antigas previsões otimistas que se confirmaram como "esse Rildo (agora no Santos) vai dar bom jogador", "Cicinho (também no Santos) é bom lateral", "esse Marcelo, do Vitória (volante) é para ser contratado. Tem 18 anos"; ouvi também seu pessimismo quanto a Bruno, goleiro reserva do Palmeiras, mesmo antes daquele frangaço contra o Tijuana, pela Libertadores e que "esse Vinicius (agora emprestado ao Vitória) não sai disso".

Enfim, é uma figuraça esse olheiro Tessitore.

Como técnico e observador amador, colhi, sugestões para o Mercado da Bola sobre vários times:

1- "Desse time do Ituano, campeão paulista: ficaria com dois jogadores; o goleiro (Vagner), que é muito bom, e com o Esquerdinha, que sabe tratar a bola. Os outros, eu não sei".

2- "Está na praça, encostado pelo Atlético Paranaense,  Manoel, um zagueiraço, de Seleção. Por que o Palmeiras não arrisca nele?".

(Na verdade, quem está mais próximo do Palmeiras é Anderson Sales, 26 anos, 1 metro e 78 de altura, campeão pelo Ituano e que sorriu muito nesta segunda-feira quando perguntado sobre o interesse palestrino sobre ele. O que não agrada muito o olheiro Tessitore é a estatura do jogador, não muito adequada para um zagueiro).

3- "Se o São Paulo quiser arrumar o time, precisa tirar o Oswaldo e fixar o Pato mais perto da área, pertinho do Luís Fabiano".

4- "O melhor esquema para o Corinthians é deixar o Guerrero na frente e trabalhar com o Ralf, o Guilherme, o Elias, o Jadson e o Renato Augusto. Três meias aproveitando espaço aberto pelo centroavante".

E seria conversa para uma noite inteira, Mas fica por aqui. Ah, não sem antes contar a indignação do Tessitore ao se lembrar de que Gilson Kleina, entre outras coisas, não dá chance ao jovem goleador Rodolfo…

Aí, o olheiro perde a calma, esquece a coxinha creme e deixa de lado o habitual bom humor. Fica zangado e não sei para quem dá o seu grito de guerra dos tempos em que frequentava mais as arquibancadas: "Borracheiro!"- grita, com a voz de barítono que nem tem.

VASCO  BRIGA  JUSTA

E lá vai o Vasco pleitear o que parece impossível, mas sabe-se lá: a anulação do título de campeão carioca conquistado pelo Flamengo, não entendi ainda se com outro jogo ou simplesmente com a manutenção do 1 a 0, com confissão de erro de direito (a federação e o árbitro- este pelo menos verbalmente) reconheceram a falha, que tecnicamente pertence ao bandeirinha Luís Antônio Muniz de Souza, embora o senhor do jogo seja o árbitro, Marcelo de Lima Henrique.

Seja como for não teve nada de Nixon (que estava em posição legal) ter feito gol, mas sim Márcio Araújo que, de tão impedido, justificaria uma expressão do passado- a de que estava "na banheira".

E fica por isso mesmo? O Vasco perde um título, aos 46 minutos do segundo tempo, que já estava ganho- e por erro que todo o mundo reconhece? Aí, nem Jó teria paciência.

Será uma luta inglória, já se sabe. Mas se o que aconteceu não foi erro de direito, o que mais será?

O Vasco tem toda a razão de lutar. Por ele e pelo futebol.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone