Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Sinal de alerta para Palmeiras e Gilson Kleina

Roberto Avallone

13/11/2013 02h24

Foto: Wagner Carmo

Foto: Wagner Carmo

1- Bem, o que foi informado aqui neste blog no sábado, dia 9 de novembro, está confirmado:  o Palmeiras iria iniciar a conversa para a reforma de contrato do técnico Gílson Kleina.

E isso foi feito.

As circunstâncias, no entanto, nem de longe parecem estar recheadas de convicções. Logo depois da péssima partida que o Palmeiras disputou diante do Paysandu (que está na zona da degola para a Série C) em Belém, e perdeu por 1 a 0 (gol de Yago Pikachu), o diretor- executivo do clube, José Carlos Brunoro, confirmou que houve, sim, a tentativa de contratar Marcelo "El Loco" Bielsa, negociação não concretizada. E disse que Kleina "é o técnico brasileiro preferido" .

Assim, é meio caminho andado para sua permanência.

Houve quem não gostasse disso. Mas pergunto: não seria mesmo uma boa para o Palmeiras se Marcelo Bielsa tivesse sido mesmo contratado? Ou, então, um de seus discípulos como, Jorge Sampaoli, o argentino que acaba de renovar contrato com a Seleção do Chile até 2018…

Ora, por mais promissor e simpático que seja Gilson Kleina, quantos títulos já ganhou em sua carreira para ter a renovação acertada antes do final de seu contrato- que de uma forma ou outra seria respeitado? Está se falando de outro patamar de treinadores, ainda mais se tratando de Bielsa, autor de magníficos trabalhos na Seleção da Argentina e do Chile, além de ter criado uma escola da qual fazem parte Sampaoli e Gerardo "Tata" Martino- este, o que dirige atualmente, com sucesso, o Barcelona.

Portanto, em minha opinião, recomendo calma aos que classificam a situação de injusta ou de algo assim.

Que Kleina, em se confirmando mesmo a permanência que se insinua, ganhe como presente a lição de que seu trabalho precisa evoluir e que precisa bater o pé por reforços que julgue necessários.

2- Já o Palmeiras, recebeu outra lição. Vítima de desfalques, é verdade, mas andou a exibir toda a limitação de seu elenco. Ah, quando falta Valdivia, já é caso sério. Faltando, então, Wesley e Leandro, o caso é mais sério ainda. Sem contar com o zagueiro Vilson que há um mês cuida de uma tendinite no joelho.

Mais do que falta de sorte, isso significa falta de elenco adequado. Com todo o respeito, qual palmeirense vibra ao ouvir a escalação com Felipe Menezes, André Luís, Wendell, Bruno- quando joga-, Juninho (na atual fase), Caio e alguns outros?

Hoje, um elenco forte é quase tão importante quanto um bom time titular. E o Cruzeiro, virtual campeão brasileiro, é exemplo disso.

Por falar em elenco, qual jogador do Paysandu teria lugar em elenco ideal para a Série A? No máximo esse menino de 21 anos, Yago Pikachu, lateral- direito e artilheiro do "Papão" na temporada.

E olhe lá.

Assim, perde a força o argumento de que o Palmeiras perdeu "só" pelos desfalques.

Será campeão da Segundona, só falta um pontinho, coisa e tal. Mas o futuro, o ano do Centenário, está logo aí…

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone