Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A grande vitória do Palmeiras de Valdivia. E o futebol dos sonhos

Roberto Avallone

18/09/2013 07h08

Foto: Fernando Alves

1- Já começo com a nota que merece Valdivia, o melhor jogador em campo: 10! E com louvor. Com o olho roxo, com a boca inchada, apanhando só um pouco menos do que na última partida-contra o América mineiro-, Valdivia foi completo, na bela Floripa, e o responsável maior pela vitória. 4 a 2. Valdivia fez um gol, a arbitragem impediu que fizesse outro por assinalar impedimento que não existia, organizou as jogadas de ataque e até combateu com raça.

O que mais desejar de um jogador? Pena que seus músculos talvez não aguentem a sequencia de partidas que seu talento exige.

Quanto à vitória em si, foi grande em função das circunstâncias, dos erros de arbitragem e por ter o Palmeiras saído, por duas vezes, atrás no marcador. Não foi, no entanto, uma equipe perfeita: Márcio Araújo continua sobrecarregado na marcação e o zagueiro Vilson teve, seguramente, sua pior atuação desde que chegou ao Palmeiras. Será ainda reflexo de sua transferência frustrada para o futebol alemão e a ainda não consumada renovação de contrato?

Sei lá. Às vezes, nesses casos o emocional pode ficar abalado.

Mesmo com esses defeitos, o Palmeiras superou as ausências de Luís Felipe, Alan Kardec (suspensos), a perda de Leandro no decorrer da partida e a má pontaria de Mendieta que, depois, enfim, conseguiu fazer seu gol. Depois, Vinicius marcou o terceiro em bela jogada e o uruguaio Eguren encerrou o placar aproveitando o rebote de uma falta cobrada por Wesley, que mandara a bola na trave.

Enfim, a volta à elite parece só uma questão de tempo. E é provável que seja com o título de campeão.

2- O futebol dos sonhos pertence à Liga dos Campeões, cuja fase de grupos começou nesta terça-feira. Dos três jogos que vi, houve técnica de alto nível e uma lealdade que não encontro em nossos campos. Que diferença! Bem, no jogo do Manchester United diante do Bayer Leverkusen, destaco o futebol de Rooney e o belo gol, de voleio, de Van Persie. Manchester, 4 a 2. No triunfo do atual campeão, o Bayern de Munique sobre o CSKA Moscou (que teve apagada atuação do brasileiro Vitinho), apesar dos 3 a 0 ficou a impressão que o time não assimilou ainda o estilo de Pep Guardiola, ganhando em troca de passes, mas perdendo aquele futebol mais contundente.

O espetáculo, no entanto, foi a exibição do Real Madrid, verdadeiramente galáctica, na impressionante goleada de 6 a 1 sobre o Galatasaray, na Turquia. Foi um show de bola do Real, com direito a três gols de Cristiano Ronaldo e a ver em ação por pouco tempo o jogador que teve a transferência mais cara do mundo em todos os tempos, Bale. Ele ficou durante uma etapa e meio quietinho, no banco de reservas.

Não é o futebol dos sonhos?

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone