Topo

Seleção, Brasil e Alemanha na final? E as emoções do Brasileirão

Roberto Avallone

14/08/2016 01h27

Foto: Fernando Dantas

1- Está com jeito: Brasil e Alemanha na grande final do futebol masculino pela Olimpíada. Sim, eu sei, futebol não é ciência exata, a zebra é uma constante, coisa e tal. Mas a tendência é o Brasil vencer Honduras- depois de bater a Colômbia, 2 a 0- e a Itália ganhar da Nigéria- isso, depois de aplicar espetacular goleada em Portugal por 4 a 0.

Em sendo assim , se nenhuma surpresa acontecer, teremos Brasil e Alemanha na final. E no Maracanã. Nada que se compare aos 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, na Copa do Mundo de 2014, pois as seleções principais jogaram, mas sempre ficaria um sentimento de revanche, de possibilidade de uma doce vingança. E aí, a inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro.

No momento, tudo é hipótese, é probabilidade, é sonho. Agora, a realidade para o Brasil é Honduras, equipe que joga recuada, mas que é extremamente rápida no contra-ataque, que eliminou a Argentina da competição, antes de passar pela Coréia do Sul e chegar à semifinal. Só que, com base no jogo deste sábado, em que venceu Honduras por 2 a 0- um gol de Neymar, de falta, e outro de Luan- este, um golaço, de fora da área, atendo de curva para encobrir o goleiro colombiano- o Brasil mostrou muita força e muita raça em seu sistema defensivo, motivo pelo qual não levou um gol sequer nestes quatro jogos pela Olimpíada.

Além disso, vemos em campo agora, um Neymar diferente: sério compenetrado, jogando para a equipe, sem ligar  tanto para o brilho individual. É verdade que, às vezes, precisa ficar mais calmo, como convém a um capitão, mas também tem a história que, se bateu, apanhou muito mais, sendo verdadeiramente caçado em campo.

Resumindo: se não foi extraordinário, pelo menos o Brasil jogou bem, com segurança, apagou a má imressão das duas primeiras partidas e, pela lógica, deve chegar à final. Em busca, é claro do ouro inédito- que não será fácil, mas possível.

2- Este domingo marca muitas emoções no Campeonato Brasileiro, que eu eu me lembre o mais acirrado na luta pelo topo e também quanto ao rebaixamento. Aliás, uma quase surpresa  já aconteceu nesse sábado, quando o Sport-sem seu melhor jogador, Diego Souza, bateu o Flamengo, impedindo o clube carioca de chegar à liderança; logo agora, que vinha em franca ascensão; curioso é que Diego saiu logo no começo da partida, mas Edemilson, que entrou em seu lugar fez o gol da vitória, depois de grande jogada de Rogério (ex- São Paulo).

Sei lá o que estará reservado para o domingo, pois logo de manhã, o Grêmio enfrentará o Corinthians, em Porto Alegre, no chamado confronto direto entre os candidatos. E à tarde, na Vila Belmiro, o que seria um jogaço, não estivesse o Santos desfalcado de meio time- Vanderlei, Zeca, Thiago Maia, Gabigol e Lucas Lima- contra um Atlético Mineiro que vive a sua melhor fase no Campeonato e é equipe recheada de talentos.

No começo da noite, será a vez do Palmeiras a enfrentar um perigoso Atlético Paranaense em sua Arena, sem ter nenhum centroavante de ofício. Jogo duro. É difícil encarar o Furacão em seus domínios.

A grande questão: quem sairá lucrando com esta rodada de um Campeonato super- equilibrado?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Seleção, Brasil e Alemanha na final? E as emoções do Brasileirão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts