Topo

Simeone na final, Guardiola fora: algo mudou no futebol

Roberto Avallone

03/05/2016 21h33

Foto: Reuters

Com todo o respeito a Simeone  e ao seu belo trabalho à frente do Atlético de Madrid, mas Guardiola é Guardiola e o Bayern de Munique está cotado entre os três melhores times do mundo, ao lado de Barcelona e Real Madrid. E foi eliminado em casa, embora vencesse o jogo por 2 a 1, pelo intrépido Atlético que ousou fazer um gol fora de casa e ainda desperdiçar um pênalti- cobrança de Fernando Torres, defesa de Neuer.

Diga-se  que o Atlético já chegou antes à final da Champions. É verdade. E que no Campeonato da Espanha está empatado em número de pontos com o Barcelona e um ponto à frente do Real Madrid, quer dizer emparelhou com os dois gigantes que têm orçamento bem maior para seus elencos. Agora, depois de eliminar o Barça, o Atlético eliminou também o Bayern. Que façanha!

Sim, grande façanha. Mas significa que o futebol mudou- e vejam na Inglaterra o êxito do Leicester, campeão inglês pela primeira vez em sua história, com orçamento quase dez vezes menor do que o do Chelsea.

Foto: Reuters

Enfim, está levantada a tese de que só jogador medalhão não resolve; não se o jogador-medalhão ou não- faltar com a intensidade, com a gana de vencer cada disputa de bola ou se tiver menos velocidade como manda o figurino do futebol moderno.

Creio ter chegado ao fim a figura do craque habilidoso, mas de mãos na cintura, às vezes preguiçoso. O futebol moderno- que tem origem no Carrossel Mágico holandês e guiado por Cruyff  na Copa do Mundo de 1974- ainda tem aquela base mas novas facetas, como o vigor, a velocidade e intensidade.

O futebol agora é outro. Aí estão o Atlético de Madrid e, no dia anterior, o Leicester, para que ninguém se iluda apenas com estrelas. E sim com estrelas laboriosas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Simeone na final, Guardiola fora: algo mudou no futebol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts