Topo

No Mercado da Bola, a agitada pausa para o dia a dia

Roberto Avallone

14/01/2016 01h55

Imagem: Reprodução

Volto de minhas  curtas férias, que passei em local  mais adequado  para curtir a natureza e exercícios físicos, mas desligado do lufa-lufa de quase santo dia. Ao voltar, no entanto, embora sem surpresas, encontro o  noticiário infelizmente sem glamour, como a nova queda na Bolsa  e as tristes notícias do mundo politico, com denúncias que a gente custou a acreditar. É pena.

E o que tem o futebol a ver com isso? Na essência, nada. Mas como espécie de lazer, de mundo à parte, surge o Mercado da Bola agitado a atiçar a curiosidade do torcedor e a distraí-lo,  ainda que só por alguns momentos da realidade de outros segmentos- e até dele, futebol, envolvido nos últimos meses por escândalos e mais escândalos de alguns maus dirigentes.

Vamos, pois, às novidades do Mercado:

1-  O Palmeiras, além de presentar seu oitavo reforço para a temporada- Jean, jogador ex- Flu, volante do chute forte e da versatilidade que permite que ele jogue até de lateral-direito se for preciso- acertou a compra em definitivo de seu vice-artilheiro do ano passado, Rafael Marques, jogador que tanto pode atuar como meia ofensivo como também de centroavante em caso de necessidade.

Creio que agora está fechado o elenco- e que farto elenco!- a não ser que surja uma grande oportunidade de mercado. O que não é provável. E nem necessário.

2- A reação do Corinthians contra o desmanche é marcante: depois de perder Renato Augusto, Jadson, Ralf e Vagner Love, nesta quarta-feira recusou a proposta do turco Besiktas pelo goleirão Cássio e do chinês Sandong Luneng (dirigido por Mano Menezes) pelo central Gil. Não sei até que ponto irá a resistência de clube e jogadores, mas o Corinthians mostrou que está disposto a lutar por seus campeões.

O que não acontece com Pato, cuja venda é esperada até com certa ansiedade. Uma fonte corintiana me informa que o destino de Pato acabará sendo a China, que não era a prioridade do atacante. Enquanto isso, pelo menos quatro jogadores serão contratados, entre eles Guilherme, ex- Galo, meia muito bom tecnicamente.

3- No São Paulo, a torcida festeja a volta de Diego Lugano, o zagueiro uruguaio que cultiva a fama de líder e simboliza tempos de glórias. Será a voz da liderança, com certeza, embora,  nas vez em que o vi em ação- e já faz um tempinho- já não tenha o poder técnico e a mobilidade de outras épocas. Lugano está com 35 anos.

Boa notícia é a vinda de Kieza, atacante de muita mobilidade e com faro de gol e que pode fazer boa dupla com Alan Kardec.

4- Interessante a movimentação nos outros centros, mesmo em clubes que não irão disputar a Libertadores. No Rio, por exemplo, a dupla Fla- Flu anda a contratar bons nomes: nesta quarta- o Fluminense contratou o zagueiro Renato Chaves, da Ponte Preta, somando outro bom valor a Diego Souza, Richarlyson (artilheiro de 18 anos), Henrique (ex- Palmeiras e Seleção Brasileira), etc.; o velho rival Flamengo já está arrumando o time com a chegada do argentino Mancuello, dos laterais Rodnei e Chiquinho, que se juntam a Guerrero, Sheik e Marcelo Cirino devendo render muito sob a direção de Muricy Ramalho.

5- Em Minas, o Cruzeiro está lotado de gringos (Sanchez Niño, ex- Boca) é uma boa aposta e o Atlético Mineiro começou bem o ano ao vencer o Schalke 04 na Florida Cup, com boa participação inclusive de Iuri, ex- Botafogo. E agora o Galo luta pelo artilheiro Calleri, revelação do Boca Juniors, negociado com a Inter de Milão por 52 milhões de reais, mas que talvez tenha de ser emprestado por 6 meses porque a cota de estrangeiros da Inter está esgotada. E por falar em Inter, o nosso, lá do Rio Grande do Sul, também está de olho em Calleri, prevendo-se sugestivo duelo.

Os próximos dias prometem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No Mercado da Bola, a agitada pausa para o dia a dia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts