Topo

Palmeiras e Barrios: virada histórica. Corinthians: derrota amenizada. Santos: este é o time da Vila!

Roberto Avallone

17/09/2015 03h52

Foto: Divulgação

1- Fazia tempo que o Palmeiras não vencia o Fluminense no Maracanã. Para compensar, depois de um primeiro tempo ruim, transformou-se no segundo e, além da vitória, estabeleceu uma virada histórica: com goleada de 4 a 1, com direito a três gols de Lucas Barrios, o herói do triunfo palmeirense, que não precisou mais do que 30 minutos para merecer nota 10.

Além de Barrios, é curioso constatar que ao lado do argentino (naturalizado paraguaio) sobe muito o futebol de Gabriel Jesus- lembrar a vitória contra o Cruzeiro, no Mineirão, 3 a 2, pela Copa do Brasil- que disputou ótima etapa final, quando fez um gol e participou de outros dois. Quando Barrios e Gabriel Jesus se juntarem a Dudu, será formado um trio ofensivo de muito respeito.

Aliás, com a goleada desta quarta-feira, o Palmeiras passou à frente de Corinthians e Atlético Mineiro no número de gols marcados, transformando-se no melhor ataque do Campeonato Brasileiro. O que seria inimaginável para quem viu só o primeiro tempo, quando a equipe chutou apenas uma só vez a gol e o Flu marcou (Jean, depois de falha de Jacson) e Fred perdeu gol certo. O mesmo Fred que, no segundo tempo, chutou para fora o pênalti (duvidoso) que teria sido cometido por Fernando Prass em Cícero.

O que transformou o Palmeiras? Ah, evidentemente que foram as substituições feitas pelo técnico Marcelo Oliveira, com as entradas de Rafael Marques, depois Lucas Barrios e Allione, indo Zé Roberto para a lateral-esquerda, saindo Egídio. Aí sim foi o Palmeiras que luta pelo G-4 e que conta com chances de brigar pelo título da Copa do Brasil.

Foto: Ricardo Duarte

2- O Corinthians só não lamenta mais a derrota para o Inter, em Porto Alegre (2 a 1), pelo motivo de seu mais direto perseguidor, o Atlético Mineiro, ter sido arrasado pelo Santos na Vila Belmiro por 4 a 0! Aí a distância entre líder e vice- líder continua a mesma, 5 pontos. Assim, o que houve de diferente mesmo foi a queda da longa série invicta- 17 jogos-, pois em termos de Campeonato, a luta continua igual, embora não se possa descartar as chances do Grêmio, que ontem venceu o Atlético Paranaense, 2 a 1.

Foi justa vitória do Inter? Pelo começo do jogo e por toda a segunda etapa, sim. Houve equilíbrio no primeiro tempo desde o gol de Malcom- com a bola desviando em Paulão- até o fim desse período, mesmo com o gol de empate, marcado por Réver. Depois do intervalo, no entanto, o Inter foi raça, agressividade, contando, ainda, com a contusão de Uendel. Edílson entrou em seu lugar e por ali saiu o gol da vitória colorada: o zagueiro Paulão, com virtudes dignas de um bom atacante, aplicou o "drible da vaca" em Edílson e centrou para Valdivia estufar as redes. Inter, 2 a 1.

E assim foi a história.

Foto: Djalma Vassão

3- O feitiço e os segredos da Vila estão acesos como há bom tempo não se via: lá, o Santos anda forte, goleador, infernal. Na noite desta quarta-feira bateu o Atlético Mineiro, vice- líder do Campeonato por 4 a 0 (!) com dois de Gabigol e os outros marcados por Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel.

E isso, uma semana após o Santos ter arrasado o São Paulo, na romântica Vila Belmiro, por 3 a 0. Não pode ser coincidência e nem os frutos de noites mais felizes: o DNA ofensivo santista combina mesmo com seu estádio e o técnico Dorival Júnior anda a fazer um trabalho digno de aplausos.

Quanto ao Galo, é visível, está em forte queda. Talvez letal para seus planos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras e Barrios: virada histórica. Corinthians: derrota amenizada. Santos: este é o time da Vila! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts