Topo

A goleada do Corinthians no Maracanã. O descuido do Palmeiras. A reação do São Paulo. E mais...

Roberto Avallone

13/07/2015 00h52

Foto:Wagner Meier

1- Foi surpreendentemente fácil a vitória do Corinthians sobre o Flamengo, no Maracanã. Se quiserem, podem chamar de goleada: 3 a 0, com gols de Elias (em minha opinião, o melhor em campo), Uendel e Jadson, em duelo das grandes torcidas. Surpresa foi a fragilidade rubro-negra, uma equipe desorganizada taticamente, incapaz de oferecer grandes perigos a Cássio- depois Walter- exposta sempre aos contra-ataques corintianos, que se aproveitaram dos erros do Flamengo. E que foram muitos.

Ah, mas Guerrero e Émerson "Sheik" não jogaram, podem argumentar os flamenguistas. É verdade, mas um time não deve viver em função de dois jogadores e nada tem a ver a qualidade dos que estavam em campo com esquema tático, padrão de jogo, essas coisas básicas do futebol. Não sei se o técnico Cristóvão irá resistir por muito tempo.

Quanto ao Corinthians, está em grande fase o seu meio- campo, principalmente Elias, Renato Augusto e Jadson, ficando Bruno Henrique como coadjuvante. E isso dá consistência a qualquer equipe para pontuar, mesmo que o resto do time não seja brilhante.

Foto: Cesar Greco

2- O Palmeiras fez o mais difícil lá na Arena Pernambuco: virou o jogo (dois gols de Leandro Pereira), depois de estar perdendo por um a zero. E foi sustentando a vitória, graças também a pelo menos cinco defesas espetaculares de Fernando Prass, quando a definição do jogo esteve nos pés do menino João Pedro, 18 anos, que ficou cara a cara com o goleiro, aos 43 minutos e meio do segundo tempo: João Pedro, mesmo em velocidade e sem marcação não driblou o goleiro e nem chutou, desperdiçando a chance preciosa de liquidar o jogo.

Pois em seguida, foi o Sport ao ataque e sabe-se lá como- o que é raro em situações como essa, quando um time se defende- André apareceu livre de marcação e, sem ser incomodado, até fez pose para chutar com o peito do pé direito e empatar a partida.

Se empatar com o Sport no Recife não é mau resultado, normalmente, foi doloroso para o Palmeiras pelas circunstâncias (no fim do jogo) e pelo descuido de André aparecer livre na área. Ficou evidente também que faz falta um meia que coordene o jogo, que comande os companheiros, pois Valdivia não joga mais, Zé Roberto é veterano e Cleiton Xavier até agora (e já são meses) não entrou em forma.

Foto: Djalma Vassão

3- O São Paulo está em franca recuperação e neste domingo de manhã, diante de quase 60 mil pagantes, venceu o Coritiba por 3 a 1, dois gols de Pato- que vive excelente fase- e um de Centurión. O triunfo sobre o Vasco no meio da semana, do jeito que foi (4 a 0), deu forças ao time e ânimo à torcida, estando agora o tricolor em quinto lugar no Campeonato e com jeito de quem estará firme.

A exceção parece ser Paulo Henrique Ganso, vaiado por torcedores, que mesmo defendido pelo técnico Juan Carlos Osorio e por seus companheiros, está longe ser aquele craque que foi, capaz de disputar com Neymar- vejam só- quem era o maioral daquele time goleador do Santos.

Difícil explicar o que se passa com Ganso: tem raros momentos de brilho, atua com pouca intensidade, quase não parece na área- como fazia antes- para fazer seus gols. Clinicamente, dizem, ele está recuperado, embora, por coincidência, desde uma grave contusão que teve, alterne momentos brilhantes com outros em que some. E este, nos últimos tempos têm sido mais frequentes, tornando-se misteriosos, pois podem ser assim não por aspectos clínicos, mas por falta de consciência do jogador do que é, verdadeiramente, jogar com intensidade como exige o futebol moderno.

Foto: Divulgação

4- Melhor time do Brasil no momento- e o momento pode mudar de uma hora para a outra-, o Atlético Mineiro joga para a frente e está em arrancada espetacular no Campeonato, em sua sexta vitória consecutiva, com façanhas dentro e fora de casa, a consolidar sua posição de Líder. Líder com éle maiúsculo, mesmo.

Outro destaque é o Santos, que está na zona do rebaixamento- de onde saiu por um dia- mas com muito mais esperanças, pois bateu o Figueirense por 3 a 0, na estreia do técnico Dorival Júnior, exibindo futebol que pode evoluir.

Enfim, um Campeonato cheio de alternativas, tanto na parte de cima da tabela quanto na ameaçadora parte de baixo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A goleada do Corinthians no Maracanã. O descuido do Palmeiras. A reação do São Paulo. E mais... - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts