Topo

Quem precisa ensinar o atacante a chutar? E agradecimentos...

Roberto Avallone

21/03/2015 01h01

Foto: Divulgação

1- Não é o primeiro caso, muito pelo contrário, mas é o que me vem à cabeça neste momento: que belo atacante seria o palmeirense Dudu se chutasse melhor! E por que não chuta? Quem deve ensiná-lo?

Repito que, em minha opinião, um jogador não aprende a driblar, nem a ter a leitura adequada do jogo, nem ser líder. Mas chutar e passar, pontos básicos dos fundamentos, ah, isso aprende. O ideal seria o técnico ou seu auxiliar a ensiná-lo. No caso de ser o treinador, que fosse como Mestre Telê Santana, aquele que à custa de muito treinamento, à exaustão às vezes, fez Raí aprimorar o arremate e ajudou Cafu a centrar.

Foto: Arquivo

Em história mais velha, que soube através de torcedores antigos, contaram-me como é que foi que Canhoteiro, o melhor ponta-esquerda que vi jogar- corrigiu seu único defeito- o de chutar mal com a bola rolando. Corria o ano da graça de 1957, o São Paulo estava mal no Campeonato Paulista e decidiu contratar duas peças importantes: o meia Zizinho e um técnico húngaro que estava a dirigir o Benfica, o húngaro Bela Gutman.

Pois o treinador fez o mais simples: encheu o paredão de números- 7, 8, 9, 10, 11, etc.- e convidou a Canhoteiro a acertar o chute no número que mandasse. Repetiu o exercício durante quase todos os dias.

Resultado: o São Paulo foi o campeão Paulista. E Canhoteiro, um de seus principais artilheiros.

Será que esse exemplo não pode ser repetido nos dias de hoje?

2- Meus agradecimentos a todos que até me comoveram com seus comentários em relação ao meu acordo fechado com o SporTv de participação semanal no programa "Redação SporTv" apresentado pelo jornalista André Rizek. Lá estarei na quarta-feira, às dez horas da manhã. Um abração aos amigos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem precisa ensinar o atacante a chutar? E agradecimentos... - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts