Topo

A proeza do Corinthians, a vice-liderança do São Paulo, o avanço do Palmeiras...

Roberto Avallone

09/10/2014 01h59

Foto: Divulgação/Agência Corinthians

1- Não é nada, não é nada, o Corinthians bateu o líder Cruzeiro em pleno Mineirão (1 a 0, gol de Luciano) e consumou a sua proeza de vencer as duas partidas que teve com a badalada equipe mineira, pois assim foi também no primeiro turno, em São Paulo. O Cruzeiro até agora teve cinco derrotas, duas delas para o Corinthians.

Não é uma façanha corintiana?

Claro que é, ainda mais que nesta noite de quarta-feira, o Corinthians esteve desfalcado de Gil, Elias, Guerrero e Ralf- além do reserva Lodeiro-, se bem que o Cruzeiro também não teve titulares como Dedé, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart.

Quanto ao jogo, no começo o Cruzeiro deu a impressão de que o liquidaria logo. Passados os primeiros minutos, no entanto, o Corinthians acertou a marcação, aprimorando seu jogo no segundo tempo e chegando à vitória no contra-ataque bem engendrado por Petros e concluído com categoria e precisão por Luciano.

Surpresa ou não, pelas nuances do jogo, o resultado até que foi justo. E, por enquanto, lá está o Corinthians na quinta posição do Campeonato, pertinho do G-4, tendo os mesmos 46 pontos do Grêmio, o quarto colocado.

Foto: Luis Moura

2- Um belo chute de Maicon, por cobertura, de fora da área, e pronto: por este gol, o São Paulo venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0 e ultrapassou pelo menos por um dia o Inter (que joga nesta quinta) tornando-se o vice-líder do Campeonato Brasileiro, 49 pontos, a sete do líder Cruzeiro.

Faltando 11 rodadas para o fim do Campeonato, 33 pontos em disputa, nada está decidido. Pelo menos matematicamente. E essa vice-liderança do São Paulo lhe permite, sim, em sonhar com o que parecia impossível, o título, pois esta não seria uma situação inédita. É difícil, eu sei, mas neste Campeonato equilibrado, com a vitória valendo três pontos, não dá para bobear e nem para desistir.

Foto: Alexandre Loureiro

3- Com Valdivia inspirado em algumas jogadas mais agudas- como no gol de Henrique, por exemplo- e com a volta do ótimo goleiro Fernando Prass a dar segurança à defesa o Palmei ras bateu o Botafogo no Maracanã (1 a 0). E avançou, saltando para a décima-terceira posição no Campeonato Brasileiro, considerável melhora nesta dura luta contra o rebaixamento, embora a diferença para a zona da degola seja de apenas três pontos. Talvez seja assim o vai-e-vem dos oito ou nove clubes ameaçados até o fim da competição.

Melhor talvez seja viver o momento, o ponto a ponto. Se assim for, diria que foi justa a vitória do Palmeiras, mais equilibrado, com Valdivia decisivo em sua grande jogada para o belo gol de Henrique e com Fernando Prass  fazendo as defesas necessárias quando preciso. O Botafogo, por tudo que está vivendo, dá a impressão de estar com os nervos à flor da pele.  O que só piora a sua situação, até agora desesperadora, lanterna que é do Campeonato.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A proeza do Corinthians, a vice-liderança do São Paulo, o avanço do Palmeiras... - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts