Topo

Chega! O futebol pede clemência. E Alex no Palmeiras?

Roberto Avallone

09/12/2013 01h10

Imagens: Agência Estado

1- Desta vez, creio que foi a gota d'água: as câmeras da tevê não flagram apenas uma briga de marginais que se dizem torcedores, mas sim verdadeira tentativa de assassinato, com um bando a chutar a cabeça de outro briguento, caído. E foram várias as cenas de selvageria que rolaram durante o jogo Atlético Paranaense e Vasco (o jogo estava 1 a 0 para o Furacão), que finalizou, depois de longa interrupção com a goleada do Atlético (5 a 1) e o rebaixamento do Vasco.

O que importa mesmo, daqui para frente, é o que fazer, efetivamente. Já sofremos com a violência urbana e tantos outros tipos de barbárie, estaremos condenados também, definitivamente, ao terror dos estádios? Se na Inglaterra, com hooligans e tudo, o problema foi contornado, o que falta aqui entre nós para acontecer o mesmo? Faça-se o que for preciso, desde a extinção dos tais organizados até- e principalmente- a criação e a aplicação de leis duras, penais;

Tratemos os vândalos como bandidos comuns.

Este ano já foi suficiente para deixar de colocar a mão na cabeça.

2- Sem violência, até com Fred, chorando nas tribunas de Salvador, o Fluminense foi o outro grande clube carioca rebaixado. Mesmo tendo vencido o seu jogo diante do Bahia, de virada, por 2 a 1. E agora o que fazer com elenco tão caro, onde despontam os salários do artilheiro Fred e do recém- contratado Conca? Sei lá.

Juntam-se na Segundona aos dois grandes clubes cariocas rebaixados a Ponte Preta e o Náutico. A Ponte, aliás, em situação inusitada: se vencer o Lanús, na quarta-feira, será o campeão da Copa Sul- Americana e disputará a Liberadores, deixando o Botafogo (quarto colocado do Campeonato Brasileiro) na saudade; caso contrário, conviverá com um imenso vazio.

Foto Albari Rosa

3- Alex deu indícios de que poderá deixar o Coritiba e jogar pelo Palmeiras, ao criticar o presidente do Coxa, Vilson Pereira de Andrade, e elogiar o técnico palmeirense, Gilson Klein. E isso foi logo depois da vitória contra o São Paulo (1 a 0), triunfo que livrou o Coritiba da degola.

Na verdade, o Palmeiras busca jogadores em várias frentes. Alex pode ser um deles. Assim como não está descartado o interesse em Elano e Lúcio (desde que reduzam bem os seus salários) como existe a procura por um lateral-direito (o colombiano Medina, o botafoguense Edílson e o paraguaio Moreira são citados) e também a busca por um lateral-esquerdo, despontando Uendel, da Ponte Preta, como favorito.

E para o ataque, pode acontecer uma surpresa: um jovem desconhecido do interior de São Paulo, 20 anos, goleador e de quem dizem maravilhas. Nome guardado em sigilo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chega! O futebol pede clemência. E Alex no Palmeiras? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Mais Posts