Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Luxa no Corinthians? E Inter, São Paulo, Palmeiras...

Roberto Avallone

06/09/2018 02h33

1- A pergunta é pertinente- Luxa no Corinthians?- pois não se trata de nenhuma informação oficial ou que tenha vindo da direção corintiana.Trata-se mais de uma especulação, nascida de uma conversa com um senhor corintiano, que não tem, já há algum tempo, cargo na gestão do clube que ama. Mas nem por esse motivo deixa de estar sempre ligado no futebol e que me disse com franqueza, de seu respeito pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

E então, falando honestamente com o internauta, estou partindo de um sonho de um apaixonado corintiano. Não de uma informação, está claro? Mas com a queda de Osmar Loss após a derrota para o Ceará- ele não será demitido, mas trabalhará como auxiliar na Comissão do novo técnico, vem a reflexão sobre quem será  o novo senhor do futebol.

Comentou-se o nome de Abel Braga, mas pelo que me consta ele prefere trabalhar no começo de uma temporada, ou seja, em princípio só ano que vem; falou-se em Roger Machado- que até mostrou certas virtudes nos clubes que dirigiu-mas não chegou a se firmar, ainda, e faz pouco tempo que saiu do Palmeiras, onde agora está Felipão.

O próprio sucesso de Felipão- que levou o Palmeiras a ficar coladinho aos líderes do Campeonato, de uma certa maneira ressalta a competência e ameniza muito a diferença entre os técnicos de mais idade com os de menos idade. O que vale é o talento – e a experiência ajuda muito, em alguns casos.

E Vanderlei Luxemburgo (neste caso, falo por mim e pelas lembranças) já fez trabalhos extraordinários por vários clubes;entre eles, o Palmeiras-bicampeão palista e bicampeão brasileiro- pelo Corinthians. campeão paulista, campeão brasileiro, tão bom trabalho que foi para a Seleção; pelo Cruzeiro, em 2003, onde ganhou muitas competições; pelo Santos campeão; pelo Bragantino, campeão paulista. E já treinou até o Real Madrid.

Está certo  que há tempos não desenvolve um trabalho tão marcante como os acima citados, mas esses outros exibem a sua capacidade de montar belas equipes.

E, então, quem sabe Luxa reviver seus tempos de ouro?

Pode ser uma tese. Pode ser uma verdade.

2- A liderança do Campeonato Brasileiro, neste momento, mudou de mãos. Por uma questão minima, no saldo de gols, pertence ao Inter. Isso porque em dois jogos que aconteceram ao mesmo tempo na noite de quarta-feira, o Atlético Mineiro venceu o São Paulo, por 1 a 0, gol contra de Régis; e o Inter, em Porto Alegre, derrotou o Flamengo com gols de Pottker, Vitinho e Rodrigo Dourado.

E daí é que ambos, Inter e São Paulo, chegaram aos 46 pontos, têm também o mesmo número de vitórias, mas no saldo de gols o Inter tem 17 e o São Paulo, 16. Diferença minima, mas que vale. Embora a esta altura do Campeonato não pode, nem de longe, ser chamada de decisiva.

O que impressiona no Inter é a sua dedicação em todos os jogos, quase em uma compensação ao fato ter disputado a Série B, no ano passado; no São Paulo, a impressão que se tem é a de os desfalques pesaram muito, com o time sentindo, princpialmente as ausências de Diego Souza, Arboleda, Éverton (Reinaldo está atuando mais como ponta-esquerda) e Bruno Peres.

3-  O Palmeiras venceu o Atlético Paranaense por 2 a 0- gols de Willian Moisés (pênalti)- saltando para o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro,pelo menos momentâneamente (o Grêmio enfrenta o Santos, nesta quinta, em SãoPaulo).

Depois de um primeiro tempo bem discreto, com supremacia dos meio- campistas e dos zagueiros, o jogo mostrou um Palmeiras diferente no segundo tempo, quando fez os gols e venceu. Willian foi decisivo para partida, marcando o primeiro gol aos 25 minutos e sofrendo o pênalti (do goleiro Santos). que Moisés, aos 49 minutos desse segundo tempo, converteu em 2 a 0.

Menção especial, no entanto, para Deyverson que incendiou o ataque. E isso, jogando pouco mais de 20 minutos: ele teve tempo de lançar Willian para marcar o primeiro gol, de roubar a bola em sia própria defesa, de infernizar os  zagueiros adversários e ainda de perder um gol certo, chutando à queima-roupa para defesa de Santos.

Parece que o Palmeiras, agora, entrou mesmo na briga pelo título.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone