Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Surpresas e emoções no difícil Campeonato Brasileiro

Roberto Avallone

03/09/2018 01h05

Bem, mais do que surpresa, foi uma verdadeira zebra a vitória do Ceará diante do Flamengo, por 1 a 0, com gol de Leandro Carvalho, do jeito que convinha a um ato inesperado: de fora da área, ele deu um corte sutil em um zagueiro e chutou rasteiro; o goleiro Diego Alves foi para a defesa no canto certo, mas, caprichosa, a bola quicou à sua frente e o encobriu. Vitória do Ceará, vaias para os jogadores do Flamengo, até com Everton Ribeiro pedindo desculpas à torcida, pelo que acontecera no Maracanã, em ensolarada manhã.

Surpresa foi, sim, o que se passou com o líder do Campeonato, o São Paulo, agora com 46 pontos. Com muita gente no Morumbi, desfalcado de Nenê e Éverton, o São Paulo não encontrou seu jogo e piorou, ainda mais, com a expulsão de Diego Souza, ainda no primeiro tempo. Além disso, na etapa final,Anderson Martins saltou em sua área e, mesmo livre, cabeceou forte, para trás; o goleiro Sidão estava saindo e só acompanhou a bola entrando em suas redes.

Além disso,neste período, o Flu chutou uma bola no travessão, Perdendo por 1 a 0 e com um jogador a menos como o líder São Paaulo iria reagir ? Pois reagiu. A entrada do centroavante Tréllez foi muito importante  e ele empatou o jogo, de cabeça, após centro de Régis, da direita. 1 a 1.

Não foi quase nada além disso para o lado do São Paulo. A melhor chance de desempatar quem teve foi o Fluminense, com Matheus Alessandro livre, pela esquerda, chutar e acertar a trave esquerda do goleiro Sidão, Seria o gol da vitória.

Mas mesmo com a surpresa de não ter vencido, o São Paulo terminou a partida com a certeza de que a liderança estava mantida,fosse qual fosse o resultado entre o Cruzeiro e o vice- líder Inter, no Mineirão.Deu empate de 0 a 0, o goleiro do Inter, Marcelo Lomba,teve tarde de herói, mas o Inter continua três pontos atrás do São Paulo.

Entre os concorrentes até agora mais fortes- não mais do que seis- o Palmeiras quebrou o tabu de nunca ter vencido a Chapeoense em Chapecó, desta vez ganhando, por 2 a 1, com ótima exibição de Felipe Melo e gols de Hyoran e Borja(este, um gol de autêntico centroavante) contra um gol da Chape, marcado de cabeça por seu zagueiro de 1 metro e 90, Rafael Thyere.O Palmeiras chegou aos 40 pontos.

No sábado, outro forte concorrente(quando joga completo) também chegou aos 40 pontos e com placar reluzente: o Grêmio, que sapecou 4 a 0 no Botafogo, o que o deixou um gol à frente do Palmeiras no saldo de gols- 18 a 17, ficando os gremistas com a quarta posição.

Ainda desse grupo dos seis, o Atlético Mineiro empatou com o Corinthians, 1 a 1,no sábado, na Arena de Itaquera, em partida abaixo do que se esperava, mas que teve um belo gol de Pedrinho- a bola bateu no travessão, voltou para as costas do goleiro Victor e entrou- e um pênalti bem cobrado por Fábio Santos. O Galo foi a 35 pontos,em sexto lugar.

E não deixou de ser surpresa, não a vitória, mas a maneira como  o Santos venceu o Vasco, com mais de 30 mil pessoas, no Maracanã: 3 a 0! E com três gols de Gabigol, que parece ter reencontrdo seu jeito de anotar gols e agora é o artilheiro do Campeonato Brasileiro- ao lado de Pedro, do Fluminense- com 10 gols.

Ufa! Que rodada…

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone