Blog do Avallone

O Grêmio, finalista. E o Mercado da Bola

Roberto Avallone

Foto: Reuters

1-  Não foi fácil, aliás nada fácil. Mas- depois de um jogo que terminou zero a zero durante seu tempo regulamentar- na prorrogação, o Grêmio venceu o mexicano Pachuca, 1 a 0, com golaço de Éverton!- e já  é finalista do Campeonato Mundial de Clubes. Provavelmente contra o poderoso Real Madrid, que enfrenta nesta quarta-feira o Al Jazira, com amplo favoritismo.

Minha santa avó, no entanto, já me dizia que ''jamais para cravar nada''. Afinal, no futebol, quantas vezes a lógica e o talento já foram vencidos pelas circunstâncias?  Cautela e lembranças à parte, é claro que tudo indica para uma grande decisão , no sábado, entre o Grêmio de Renato Gaúcho e o Real de Cristiano Ronaldo.

Diante do Pachuca, o Grêmio só foi ele mesmo na prorrogação. No primeiro tempo, morno e controlado pelas defesas, o Grêmio criou pouco, errou muitos passes e o Pachuca até teve duas boas oportunidades, com o meia Honda sendo bloqueado, no momento certo, por Cortez; no segundo tempo, Renato fez algumas alterações, trocando Michel e Lucas Barrios por Éverton e Jael, tornando o time mais ágil. Mas nada que incomodasse demais o veterano e baixinho goleiro Pérez.

Na prorrogação, no entanto, o Grêmio fez o gol logo aos cinco minutos, com o golaço de Éverton- driblou o marcador e chutou no alto do canto esquerdo de Pérez-, controlou a partida, ainda teve Leonardo Moura no lugar de Edílson, teve gol anulado (justamente) de Jael e outro perdido por Luan. E exibiu um bom preparo físico.

Agora, que venha a final!

Imagem: Internet

2- Ainda em fase de muitas negociações e especulações, o Mercado da Bola dá sinais de ficar mais agitado:

a) No Palmeiras, a torcida começa a ficar mais animada com a possibilidade   de ter como reforço Ricardo Goulart(bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014), autor de 82 gols em 133 jogos pelo chinês Guangzhou Evergrande. O interesse palmeirense por ele já se sabia, mas a novidade contada, por telefone, ao jornalista Alexandre Lozetti(do site Globo Esporte. com) é a de que ele já revelou aos chineses seu desejo de voltar ao Brasil. O que pode, quem sabe, facilitar a transação. Goulart é excelente atacante.

No Palmeiras, também, segundo o gerente Cícero Souza, está confirmado o interesse por Gustavo Scarpa, do Fluminense. Há a chance, segundo a mídia espanhola, de o Barcelona pretender levar Mina já em janeiro(o trato é após a Copa do Mundo) enquanto se fala na contratação de Pedrão(com longo contrato)junto ao Água Santa. Trata-se de zagueiro muito promissor.que foi campeão paulista pelo Sub-20, e tem altura semelhante à de Mina- l m e 94.

b) No São Paulo, tem-se como praticamente assegurada a permanência de Jucilei (ex- Corinthians), que veio do futebol chinês e que neste ano foi muito bem no meio-campo tricolor, formando dupla com o craque Hernanes. Jogador muito importante parta os planos do técnico Dorival Júnior. Há expectativa, ainda, pela contratação do goleiro Jean, do Bahia. E também um sigiloso interesse por Scarpa.

c) No Corinthians, além das contratações já acertadas de Júnior Dutra e Renê Jr., deverá acontecer investida sobre o atacante colombiano Tréllez, vinculado ao Vitória, de bom porte físico e que marcou 10 gols no Campeonato Brasileiro, Nas vezes em que vi jogar esse centroavante, ele foi bem.

d) No Flamengo, uma nova especulação que pode se transformar em realidade: Gabigol(ex- Santos), que não teve bom período na Inter de Milão e pouco tempo no Benfica para exibir suas qualidades de goleador e de canhota mortal. Pode ser utilizado até como '' falso 9″, especialmente agora em que Guerrero foi punido com um ano de suspensão.denunciado por doping. embora clame por sua inocência. Conseguirá provar ou reduzir a sua pena? Se não provar, desfalcará o Flamengo e também a Seleção do Peru na Copa do Mundo

Enfim, é o começo de agitação maior do Mercado da Bola que deve ficar cada dia mais agitado.