Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O Grêmio, finalista. E o Mercado da Bola

Roberto Avallone

13/12/2017 00h01

Foto: Reuters

1-  Não foi fácil, aliás nada fácil. Mas- depois de um jogo que terminou zero a zero durante seu tempo regulamentar- na prorrogação, o Grêmio venceu o mexicano Pachuca, 1 a 0, com golaço de Éverton!- e já  é finalista do Campeonato Mundial de Clubes. Provavelmente contra o poderoso Real Madrid, que enfrenta nesta quarta-feira o Al Jazira, com amplo favoritismo.

Minha santa avó, no entanto, já me dizia que "jamais para cravar nada". Afinal, no futebol, quantas vezes a lógica e o talento já foram vencidos pelas circunstâncias?  Cautela e lembranças à parte, é claro que tudo indica para uma grande decisão , no sábado, entre o Grêmio de Renato Gaúcho e o Real de Cristiano Ronaldo.

Diante do Pachuca, o Grêmio só foi ele mesmo na prorrogação. No primeiro tempo, morno e controlado pelas defesas, o Grêmio criou pouco, errou muitos passes e o Pachuca até teve duas boas oportunidades, com o meia Honda sendo bloqueado, no momento certo, por Cortez; no segundo tempo, Renato fez algumas alterações, trocando Michel e Lucas Barrios por Éverton e Jael, tornando o time mais ágil. Mas nada que incomodasse demais o veterano e baixinho goleiro Pérez.

Na prorrogação, no entanto, o Grêmio fez o gol logo aos cinco minutos, com o golaço de Éverton- driblou o marcador e chutou no alto do canto esquerdo de Pérez-, controlou a partida, ainda teve Leonardo Moura no lugar de Edílson, teve gol anulado (justamente) de Jael e outro perdido por Luan. E exibiu um bom preparo físico.

Agora, que venha a final!

Imagem: Internet

2- Ainda em fase de muitas negociações e especulações, o Mercado da Bola dá sinais de ficar mais agitado:

a) No Palmeiras, a torcida começa a ficar mais animada com a possibilidade   de ter como reforço Ricardo Goulart(bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014), autor de 82 gols em 133 jogos pelo chinês Guangzhou Evergrande. O interesse palmeirense por ele já se sabia, mas a novidade contada, por telefone, ao jornalista Alexandre Lozetti(do site Globo Esporte. com) é a de que ele já revelou aos chineses seu desejo de voltar ao Brasil. O que pode, quem sabe, facilitar a transação. Goulart é excelente atacante.

No Palmeiras, também, segundo o gerente Cícero Souza, está confirmado o interesse por Gustavo Scarpa, do Fluminense. Há a chance, segundo a mídia espanhola, de o Barcelona pretender levar Mina já em janeiro(o trato é após a Copa do Mundo) enquanto se fala na contratação de Pedrão(com longo contrato)junto ao Água Santa. Trata-se de zagueiro muito promissor.que foi campeão paulista pelo Sub-20, e tem altura semelhante à de Mina- l m e 94.

b) No São Paulo, tem-se como praticamente assegurada a permanência de Jucilei (ex- Corinthians), que veio do futebol chinês e que neste ano foi muito bem no meio-campo tricolor, formando dupla com o craque Hernanes. Jogador muito importante parta os planos do técnico Dorival Júnior. Há expectativa, ainda, pela contratação do goleiro Jean, do Bahia. E também um sigiloso interesse por Scarpa.

c) No Corinthians, além das contratações já acertadas de Júnior Dutra e Renê Jr., deverá acontecer investida sobre o atacante colombiano Tréllez, vinculado ao Vitória, de bom porte físico e que marcou 10 gols no Campeonato Brasileiro, Nas vezes em que vi jogar esse centroavante, ele foi bem.

d) No Flamengo, uma nova especulação que pode se transformar em realidade: Gabigol(ex- Santos), que não teve bom período na Inter de Milão e pouco tempo no Benfica para exibir suas qualidades de goleador e de canhota mortal. Pode ser utilizado até como " falso 9″, especialmente agora em que Guerrero foi punido com um ano de suspensão.denunciado por doping. embora clame por sua inocência. Conseguirá provar ou reduzir a sua pena? Se não provar, desfalcará o Flamengo e também a Seleção do Peru na Copa do Mundo

Enfim, é o começo de agitação maior do Mercado da Bola que deve ficar cada dia mais agitado.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone