Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O campeão perdeu, o São Paulo escapou e o Palmeiras sonha

Roberto Avallone

20/11/2017 03h46

1- O campeão brasileiro Corinthians, aliás heptacampeão, perdeu feio: 3 a 0 para o Flamengo, no Rio, derrota que em nada afeta o título conquistado mas que deixa no ar, digamos, aquela sensação de faixas carimbadas. É verdade que a equipe de Carille poupou vários titulares, mas a do Fla também não tinha alguns- e o que se viu em campo, tirando umas duas defesas do goleiro Diego Alves-, foi um Flamengo jogando melhor e mais inspirado.

Foi um golaço o primeiro gol, marcado por Mancuello, que se livrou dos zagueiros e chutou forte, impossível para uma eventual defesa de Cássio; o segundo gol foi marcado por Diego, de pênalti, chute seco, no meio do gol; e o terceiro-logo após áspera encrenca entre Rodolfo e Felipe Vizeu(ambos correram risco de expulsão)- marcado pelo próprio Felipe Vizeu, de pé esquerdo. O atacante e o zagueiro Rodolfo se entenderam no vestiário, no intervalo, e depois do jogo tudo parecia ter acabado bem.

Melhor para o Flamengo, que avança na tabela de classificação, e só uma derrota indigesta para o Corinthians, campeão com três rodadas de antecedência. Acredito que agora, na verdadeira festa diante da torcida, jogando em sua Arena e com a volta dos titulares que não jogaram, o Corinthians volte a se impor e a jogar como fazia nas últimas partidas que antecederam a derrota para o Fla.

2- O São Paulo ficou livre de qualquer perigo de rebaixamento com esse empate de 0 a 0 diante do Botafogo, no Pacaembu.Pela pontuação e pelos jogos restantes dos concorrentes, escapou o tricolor dos perigos que assustaram durante a campanha mas que, curiosamente, inflamou a torcida, que esteve presente aos estádios como uma corrente de solidariedade contra um vexame(a degola) gosto amargo que jamais sentiu em Brasileirão nenhum.

Quanto ao futebol contra o bem organizado Botafogo, o São Paulo ficou devendo. A defesa falhou algumas vezes e, no ataque, o próprio Lucas Pratto reconheceu, após o jogo(foi o que li em sites) que vem jogando no sacrifício nas últimas partidas, em função de lesão sofrida, e que não vem conseguindo chutar a bola coma força devida. Por sinal, Pratto perdeu um gol feito, chutando na trave, sozinho diante do goleiro "Gatito" Fernandez .

Mas só o alívio de não correr mais risco nenhum deve motivar a equipe por 2018 melhor.

3- Se o Palmeiras vencer o Avaí, nesta segunda-feira, em Florianópolis, pulará para o segundo lugar na tabela de classificação. Missão difícil. já se sabe, pois o Avaí, ainda com chances de driblar a degola(tem 36 pontos) jogará com toda a gana do mundo e vem de honroso empate diante do Cruzeiro(2 a 2), em Belo Horizonte.

E então, "se"- acentuo o Palmeiras ganhar, embalado pelo sonho de uma classificação ainda mais reluzente e pelo placar de 5 a 1 sobre o Sport, será o segundo na classificação e aumentará a chance de ser o vice- campeão, o que lhe daria uma premiação maior.E isso também foi proporcionado pela vitória do Santos diante dos reservas do Grêmio(1 a 0, gol de Copete), na noite deste domingo, na Vila Belmiro. Resultado que redime o Santos de seus últimos resultados.

Com isso, o Palmeiras está a um ponto do Grêmio, e o Santos a dois.Só por aí já se reconhece a importância do jogo da noite desta segunda-feira, reunindo palmeirenses e esperançosos do Avaí, partida que, em outras circunstâncias, talvez não fosse tão atraente.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone