Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Corinthians, título quase garantido. Com gol irregular e tudo

Roberto Avallone

06/11/2017 02h53

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Sim, o primeiro gol do Corinthians foi irregular. Romero estava impedido. Era um lance importante, é verdade, pois o jogo estava 0 a 0 e sair atrás no placar para o Palmeiras significava ter de correr  em busca do placar e abrir espaços para os contra-ataques corintianos.

Não, no entanto não foi essa a causa da derrota palmeirense e da vitória corintiana que leva a equipe de Carille a uma posição privilegiada rumo ao titulo, com 6 pontos à frente do Santos e a 8 do Palmeiras e do Grêmio. É preciso, em uma análise sensata, reconhecer os erros da defesa palmeirense, especialmente pelo lado esquerdo, com o neste jogo lento Edu Dracena e o constantemente falho Egidio- ainda mais sem a devida proteção, do volante Bruno Henrique ou do atacante que caísse pelo setor ,

Já no gol do impedido Romero, não havia ninguém do Palmeiras a cercá-lo;no segundo gol, Edu Dracena furou a cabeçada e Balbuena- aparentemente de barriga- teve a liberdade de jogar a bola para o gol; no terceiro gol, então, Dracena perdeu para Jô na corrida e derrubou, sim, o atacante corintiano, primeiro com o braço e ,faltosamente sem dúvida, pelo chão. Jô converteu o pênalti, fazendo, àquela altura, 3 a 1, pois antes Mina tinha marcado, de cabeça, para o Palmeiras.

O Corinthians fez um primeiro tempo muito bom e marcou 3 gols- o que há muito tempo não acontecia.

No segundo tempo, o Palmeiras atacou, o Corinthians só atacava(ou contra-atacava) na boa e Moisés fez um golaço, diminuindo a vantagem corintiana para 3 a 2- que, aliás, foi o placar final. Houve ainda o lance em que Gabriel saiu de campo e voltou sem a autorização do árbitro- que foi conversar com o assistente-, o que resultaria em cartão amarelo para o jogador, que seria convertido em cartão vermelho, pois Gabriel já tinha um amarelo .

Ms não foi por esse motivo que o Corinthians soube controlar o jogo e conter as avançadas palestrinas, já que Borja na etapa final não foi o atacante perigoso do primeiro tempo e Keno- inexplicavelmente- já tinha sido substituído por um irregular Róger Guedes. Logo ele, Keno, um dos principais responsáveis pela série invicta(quatro partidas) que tinha o Palmeiras sob o comando de Alberto Valentim. Até encontrar o Corinthians pela frente.

Já o Corinthians, dono de belo primeiro tempo, repito, mostrou sinais de evolução ofensiva com as entradas  de Camacho(no lugar de Maycon) e Clayson(no lugar de Jadson),além da volta do útil Romero. Soube jogar o Dérbi. Aliás, nos clássicos  entre os paulistas, o Corinthians só perdeu um, aquele para o Santos, na Vila Belmiro; ganhou do Santos em São Paulo, derrotou das vezes o Palmeiras e ganhou uma partida e empatou a outra com o São Paulo.

Duelos regionais, é verdade, mas que indicam sinais de um Campeão.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone