Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Corinthians: Aranha e outra derrota. Palmeiras: outra Arrancada?

Roberto Avallone

30/10/2017 00h06

1- Como defendeu bolas o goleiro Aranha! Foram cinco ou seis defesas espetaculares que garantiram a vitória da Ponte Preta sobre o Corinthians, 1 a 0, gol de Lucca, de cabeça.

Aranha foi o personagem do jogo, especialmente no segundo tempo, quando o Corinthians atacou muito- na cabeçada de Pablo, no chão; no chute de Rodriguinho, forte, no canto alto do gol- e em todas as suas outras grandes intervenções, até em função de a Ponte ter recuado muito na etapa final. E do Corinthians ter partido para o ataque, com Clayson no lugar do volante defensivo, Gabriel.

No primeiro tempo, o que se viu foi um jogo equilibrado, uma bola na trave do Corinthians, uma bola na trave da Ponte Preta. Muita cautela em campo, o Corinthians tentando livrar-se da má fase e a Ponte, da zona do rebaixamento, responsabilidades demasiadas para quem pretendesse ver um jogo livre, solto. Era compreensível.

Como a Ponte chegara ao gol na etapa inicial, o Corinthians transformou-se no segundo tempo, atacando mais do que nunca- com Clayson, Rodriguinho, Jadson- sobrando pouco para Jô, isolado entre os zagueiros, Jô, aliás, no finzinho, pediu um pênalti que não houve e solou Rodrigo, que, acho, exagerou na queda. Jô será punido?

Desta vez, não se pode dizer que o Corinthians tenha jogado mal, pois criou várias chances que morreram nas mãos de Aranha. Pode-se falar, no entanto, de fase: no primeiro turno, mesmo que jogasse do mesmo jeito, a equipe acabava vencendo; agora, talvez até natural ansiedade, embora superior em campo não consegue vencer. É pífio o seu returno. E a Ponte, mesmo cm a vitória- que a leva aos 35 pontos- permanece na zona da degola.

O Corinthians- pelo menos até hoje à noite- está 6 pontos à frente de Palmeiras e Santos; 8 pontos distante do Grêmio. Na noite desta segunda-feira jogam Palmeiras e Cruzeiro, jogo que   pode esquentar- ou não- o Campeonato, do qual passo a falar.

2- Pela lógica, deve ser um jogo duro, corrido, suado: Palmeiras e Cruzeiro, pela Copa do Brasil por exemplo, empataram em 3 a 3 na Arena do Palmeiras.depois de o Cruzeiro abrir 3 a 0, em 20 e poucos minutos; depois, em incrível arrancada, o Palmeiras fez 3 gols no segundo tempo e o jogo terminou empatado em 3 a3. Emocionante!  Já no Mineirão, o Palmeiras saiu na frente,1 a 0, mas quase no fim, o Cruzeiro empatou, 1 a 1. E  classificou-se pelo gol qualificado(3 fora de casa), avançando na Copa da qual foi campeão.

Cito isso apenas como exemplo do equilíbrio entre os times. O Palmeiras está com 53 pontos, o Cruzeiro com 47. Há, no entanto. a chance de o Palmeiras reduzir para 3 pontos a diferença que o separa do líder Corinthians, o que acontecerá se vencer hoje- e no final de semana haverá o confronto direto entre Corinthians e Palmeiras, em Itaquera; há também a disposição da torcida palmeirense em lotar o estádio- até este domingo cerca de 35 mil ingressos tinham sido vendidos.

E há também um sonho que ronda muitos palmeirenses que, depois de chances quase inexistentes de brigar pelo título vê pelo menos a possibilidade de duelar pelo bicampeonato brasileiro. Segundo um  respeitável conselheiro: " Seria a nossa segunda Arrancada Heroica"- em alusão ao episódio em que o Palestra virou Palmeiras, em 1942, e mesmo com nome trocado foi campeão.

Pode ser apenas um sonho, um momento, sei lá.Tudo será decidido em campo.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone